01 outubro, 2008

ESPÍRITO SANTO E A VIDA ETERNA-IV

IV-ESPÍRITO SANTO E PLENITUDE DOS TEMPOS

Através de Cristo ressuscitado, a Humanidade começa a interagir com o Espírito Santo de modo orgânico.

Isto quer dizer que o Espírito Santo se tornou uma presença intrínseca ao nosso ser, tal como a seiva da videira é uma presença intrínseca à cepa da videira e aos ramos (Jo 15, 1-8).

O Espírito Santo é a dinâmica da plenitude dos tempos, isto é, da fase dos acabamentos. A plenitude dos tempos é a fase da divinização do Homem mediante a sua incorporação na família divina.

São Paulo diz que todos os que se deixam conduzir pelo Espírito Santo são filhos de Deus Pai e irmãos do Filho de Deus.

O Espírito Santo é o sangue do Corpo glorioso de Cristo que leva a Vida Eterna aos membros do mesmo corpo (1 Cor 12,13).

É o Espírito Santo que vai restaurando em nós o Homem Novo, corrigindo as distorções operadas no projecto humano pelo pecado de Adão.

Isto acontece porque estamos unidos de modo orgânico a Jesus Cristo, o Novo Adão (Rm 5, 17-19).

A Segunda Carta aos Coríntios descreve a acção recriadora do Espírito Santo em nós com as seguintes palavras:

Mesmo que o nosso ser exterior se vá degradando e envelhecendo com a idade, o nosso ser interior vai-se robustecendo cada dia mais, graças à acção do Espírito Santo (2 Cor 4, 16).

A sua presença situa-se na interioridade máxima de cada pessoa humana. Podemos dizer que o Espírito Santo elegeu o nosso coração como ponto de encontro do Humano com o Divino, pois é aí que ele habita como num templo (1 Cor 6, 19).

O Livro dos Actos dos Apóstolos diz que é o Espírito santo quem ilumina os corações dos não cristãos, capacitando-os para acolher a Palavra de Deus quando esta lhes é proclamada (Act 10, 44-45).

É o Espírito Santo quem nos ensina a discernir as coisas de Deus, a fim de sabermos separar a luz das trevas.

Com a sua ternura maternal ele estimula e convida os seres humanos a realizarem-se como pessoas livres, conscientes, responsáveis e capazes de comunhão amorosa.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: