O Homem Novo emerge em conformidade com Cristo que é o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14, 6).
Graças ao facto de fazer uma união orgânica connosco, Jesus Cristo é o alicerce e a cúpula da Nova Humanidade.
O Espírito Santo é o vínculo maternal que anima esta organicidade. O plano sonhado por Deus desde toda a eternidade realizou-se em Jesus Cristo.
Por isso a Palavra de Jesus coincidia sempre com a verdade de Deus, como diz o evangelho de São João:
“A graça e a verdade vieram-nos por Jesus Cristo” (Jo 1, 17). Jesus diz a Pilatos que a sua missão é comunicar a verdade:
“Para isto nasci e para isto vim ao mundo: dar testemunho da Verdade. Quem é da Verdade escuta a minha voz” (Jo 18, 37-38).
A verdade no seu sentido mais pleno é a compreensão e enunciação adequada e correcta da realidade de Deus, do Homem, da História e do Universo.
Isto quer dizer que só Deus pode possuir a Verdade no seu sentido pleno. Tudo isto nos ajuda a compreender a necessidade fundamental e a importância da revelação de Deus.
Por outras palavras, sem os horizontes da Palavra de Deus, o Homem não consegue atingir o sentido profundo de Deus, do Homem, da História e do universo.
A ciência é um caminho para a descoberta da verdade, mas sem os horizontes da Sabedoria que emerge da Palavra de Deus, a ciência sofre de uma ambiguidade muito perigosa.
Como sabemos, a ciência já serviu para destruir muitos milhões de seres humanos. Este procedimento brota do mistério da iniquidade, conjunto de forças negativas que se opõe ao amor.
É no coração do Homem que a Sabedoria lança as suas raízes, as quais acabam por moldar as opções e os projectos humanos de acordo com os critérios da Palavra de Deus.
A Palavra de Deus ajuda-nos a compreender o o sentido da realidade e o lugar do Homem no plano de Deus.
Na primeira Carta aos Coríntios, São Paulo diz que os senhores do mundo, por se fecharem à verdade da revelação, não puderam saborear a profundidade do mistério de Deus e do Homem.
Na verdade, as pessoas que fecham a mente à Palavra de Deus e o coração à acção do Espírito Santo impedem que o Homem Novo possa emergir nelas.
Os cristãos têm a missão de anunciar a verdade aos seres humanos, a fim de o Homem caminhar em harmonia com o projecto que Deus sonhou para ele.
Eis o que são Paulo diz a este respeito: “Nós ensinamos a sabedoria, mistério oculto que Deus, antes dos séculos, preparou para nossa felicidade.
Nenhum dos senhores deste mundo a conheceu, pois se a tivessem conhecido não teriam crucificado o Senhor da glória.
Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias
Sem comentários:
Enviar um comentário