29 setembro, 2008

DEUS E A REVELAÇÃO DA NOVA ALIANÇA-I


I-A NOVA ALIANÇA SUPERA A ANTIGA

O termo aliança, n bíblia, significa um acordo amistoso que compromete as partes interessadas (1 Sam 18, 3; Gn 26, 28).

A aliança implica fidelidade mútua ao que foi acordado. Yahvé é o Deus da Aliança precisamente por ser o Deus sempre fiel.

Por parte do Homem, a Aliança implica escolher Deus como razão primeira de viver e ser fiel ao seu plano criador e salvador.

A Nova Aliança surge como cúpula de muitas alianças anteriores. Por outras palavras, a Nova Aliança é a garantia de que a plenitude do plano salvador de Deus foi inaugurada.

Esta plenitude significa a reconciliação e a comunhão entre Deus e o Homem: “Deus escolheu-nos em Cristo antes da fundação do mundo, a fim de sermos santos e irrepreensíveis na sua presença e vivermos em comunhão amorosa.

Predestinou-nos para sermos adoptados como seus filhos por meio de Jesus Cristo, de acordo com a sua vontade” (Ef 1, 4-5).

Este plano esteve oculto durante milénios, mas foi dado a conhecer quando chegou a plenitude dos tempos:

“Agora podeis fazer uma ideia da compreensão que tenho do mistério de Cristo, o qual não foi dado a conhecer aos filhos dos homens, em gerações passadas, como agora foi revelado aos seus Santos Apóstolos e Profetas pelo Espírito Santo” (Ef 3, 4-5).

Podemos dizer que a Nova Aliança representa a plenitude de um projecto sonhado por Deus desde toda a eternidade.

A Antiga Aliança foi um passo fundamental para se chegar à Nova!

Em Comunhão convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: