01 outubro, 2008

ESPÍRITO SANTO E A VIDA ETERNA-III

III-O ESPÍRITO SANTO É A FORÇA DA SALVAÇÃO

São Paulo diz que a sua pregação era eficaz, não por ser fruto do saber humano, mas porque o Espírito Santo actuava nele (1 Cor 2, 4).

A presença do Espírito Santo no nosso íntimo é a garantia de que estamos marcados para a Salvação.

Eis o que diz a Carta aos Efésios: “Não contristeis o Espírito Santo com o qual fostes selados para o dia da Salvação (Ef 4, 30).

O Espírito Santo está no centro de todo o processo evangelizador. Isto quer dizer que só é eficaz a evangelização que é feita em sintonia com o Espírito Santo.

O Livro do Génesis diz que no centro do Paraíso estava plantada a árvore do fruto proibido. Comê-lo era cair nas garras da morte.

Mas ao lado desta árvore de morte, estava a Árvore da Vida cujo fruto concedia a Vida Eterna a todos os que o comessem (Gn 3, 22-23).

O Novo Testamento reconhece que a Árvore da Vida é Cristo ressuscitado cujo fruto é o Espírito Santo (Jo 6, 62-63).

Segundo o evangelho de São Lucas, Jesus garantiu ao Bom Ladrão que no momento da sua ressurreição, o Paraíso, fechado a Adão, será aberto de novo (Lc 23, 43).

Como vimos mais acima, o Espírito Santo é a Água Viva que Cristo, ao ressuscitar, dá a todos, comunicando-lhes a Vida Eterna (Jo 7, 37-39).

Por isso, no momento da morte e ressurreição de Jesus, saiu água e sangue do coração de Jesus (Jo 19, 34).

Dois símbolos fundamentais para falar do Espírito Santo: A Água é a Água Viva que faz brotar uma nascente de Vida Eterna no nosso coração, como Jesus disse à Samaritana (Jo 4, 14).

O Espírito Santo é também o Sangue da Nova Aliança que nos comunica a própria vida de Cristo ressuscitado, ressuscitando-nos com ele (Jo 6, 54-56).

Por outras palavras, o Espírito Santo é o Sangue de Cristo ressuscitado, a circular em nós de modo a fazer emergir em nós a vida divina.

São Paulo diz que ele é a força ressuscitadora de Cristo a actuar no nosso íntimo (Rm 8,11). A Segunda Carta aos Coríntios diz que o alicerce da Nova Aliança é o Espírito Santo e não as normas, preceitos ou leis criadas pelos homens.

A eficácia da evangelização, diz São Paulo, assenta na força do Espírito Santo e não na letra das normas e leis judaicas.

Na verdade, acrescenta ele, a letra mata. Mas o Espírito vivifica (2 Cor 3, 6). Com seu jeito maternal de amar ele é a semente da Vida Eterna no mais íntimo de cada um de nós, diz a Primeira Carta de São João (1 Jo 3, 9).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: