01 outubro, 2008

ESPÍRITO SANTO E A VIDA ETERNA-I

I-A IDENTIDADE DO ESPÍRITO SANTO

Chamamos-lhe a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Ao nomear as pessoas da Santíssima Trindade damos-lhe o nome de Espírito Santo.

A fé cristã diz que O Espírito Santo é Deus com o Pai e o Filho. São Paulo diz que o Espírito Santo é o amor de Deus derramado nos nossos corações.

Com seu jeito maternal de amar, o Espírito Santo gera a vida nova no íntimo dos seres humanos.
O evangelho de São João, para exprimir o dinamismo salvador do Espírito Santo no coração das pessoas, diz que ele é semelhante a uma Água Viva que faz brotar no nosso íntimo uma nascente de Vida Eterna (Jo 7, 37-39; 4, 14).

Na Carta aos Romanos, São Paulo diz que ele é o amor de Deus derramado nos nossos corações (Rm 5, 5).

Depois acrescenta que é o Espírito Santo que no introduz na Família de Deus como filhos em relação a Deu8s Pai e como irmãos em relação ao Filho de Deus (Rm 8, 14-15).

Com seu jeito maternal de amar, o Espírito Santo veio sobre Maria, capacitando-a para amar com qualidade divina o seu Filho que é também o Filho de Deus (cf. Lc 1, 33-35).

São Paulo diz que uma pessoa animada pelo Espírito Santo é incapaz de negar Jesus Cristo. Do mesmo modo, ninguém é capaz de reconhecer Jesus como o Salvador ressuscitado a não ser pelo mesmo Espírito Santo (1 Cor 12, 3).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

1 comentário:

Rui Vasconcelos disse...

Que maravilha de imagem! A sério, diz bem da qualidade do blog e do seu autor!

Um grande abraço, e obrigado!