27 outubro, 2008

ESPÍRITO SANTO E ORIGINALIDADE CRISTÃ-III

III-ESPÍRITO SANTO E PLENITUDE DA VERDADE

A verdade no seu sentido mais pleno é a compreensão e enunciação adequada e correcta da realidade de Deus, do Homem, da História e do Universo.

Isto quer dizer que só Deus pode possuir a Verdade no seu sentido pleno. Tudo isto nos ajuda a compreender a necessidade fundamental e a importância da revelação de Deus.

Por outras palavras, sem os horizontes da Palavra de Deus, o Homem não consegue atingir o sentido profundo de Deus, do Homem, da História e do universo.

A ciência é um caminho para a descoberta da verdade, mas sem os horizontes da Sabedoria que emerge da Palavra de Deus, a ciência sofre de uma ambiguidade perigosa:

Na verdade, a ciência já serviu para destruir muitos milhões de seres humanos. Este procedimento brota do mistério da iniquidade ou seja, do conjunto de forças negativas que se opõe ao amor.

É no coração do Homem que a Sabedoria lança as suas raízes, as quais acabam por moldar as opções e os projectos humanos de acordo com os critérios da Palavra de Deus.

A Palavra de Deus ajuda-nos a compreender o sentido da realidade e o lugar do Homem no plano de Deus.

Na primeira Carta aos Coríntios, São Paulo diz que os senhores do mundo, por se fecharem à verdade da revelação, não puderam saborear a profundidade do mistério de Deus e do Homem.

Na verdade, as pessoas que fecham a mente à Palavra de Deus e o coração à acção do Espírito Santo impedem que o Homem Novo possa emergir nelas.

Os cristãos têm a missão de anunciar a verdade à humanidade, a fim de o Homem caminhar em harmonia com o projecto que Deus sonhou para ele.

Eis o que são Paulo diz a este respeito: “Nós ensinamos a sabedoria, mistério oculto que Deus, antes dos séculos, preparou para nossa felicidade.

Nenhum dos senhores deste mundo a conheceu, pois se a tivessem conhecido não teriam crucificado o Senhor da glória.

Mas como está escrito, o que os olhos não viram, os ouvidos não ouviram e o coração humano não pressentiu, Deus o preparou para aqueles que o amam.

A nós porém, Deus o revelou por meio do Espírito Santo, pois o Espírito tudo penetra, mesmo as profundidades de Deus” (1 Cor 2, 7-10).

O Homem Novo só pode nascer no interior das pessoas que têm um coração aberto à Verdade de Deus.

O coração dos Apóstolos só ficou plenamente preparado para acolher a Verdade com o dom pascal do Espírito Santo.

A Verdade emerge no nosso coração pela acção do Espírito Santo, o amor de Deus derramado nos nossos corações, como diz São Paulo (Rm 5, 5).

Jesus garantiu aos discípulos que após a sua ida para junto do Pai, o Espírito Santo ficaria connosco para nos conduzir à verdade.

Eis as suas palavras: “Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade que procede do Pai, e que eu vos enviarei, ele dará testemunho em meu favor” (Jo 15, 26).

Com efeito, só após a ressurreição de Jesus, os discípulos, guiados pelo Espírito Santo, atingirão a raiz mais profunda da verdade.

O evangelho de São João diz que Jesus tinha plena consciência de que os discípulos só atingiriam a o sentido profundo do plano salvador de Deus após a sua morte e ressurreição:

“Tenho ainda muitas coisas para vos dizer, mas vós não sois capazes de as compreender por agora.

Quando ele vier, o Espírito da Verdade, ele há-de guiar-vos para a Verdade completa” (Jo 16, 12-13).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: