14 outubro, 2008

CRIADOS PARA A VERDADE E O AMOR-I

I-O NASCIMENTO DO HOMEM NOVO

Com a ressurreição de Jesus, a Humanidade deu um salto de qualidade. O evangelho de São João diz que ao ressuscitar Jesus difunde para a Humanidade a Água viva que faz brotar uma nascente de Vida Eterna no coração dos seres humanos (Jo 7, 37-39).

O Homem Novo, portanto, emerge e robustece-se no interior da pessoa humana. Esta emergência acontece através de um novo nascimento (Jo 3, 6).

O homem puro não é uma questão de ritos, alimentos ou quaisquer outras coisas exteriores.
Jesus opôs-se frontalmente ao farisaísmo que fazia consistir a pureza do coração em meras questões exteriores:

“Não entendeis que nada do que o homem come o torna impuro, pois não penetra no coração mas sim no ventre e depois é expelido em lugar próprio? Deste modo Jesus declarava todos os alimentos como coisas puras.

Depois acrescentou: o que sai do homem é que o torna impuro. Na verdade, é do coração dos homens que saem os maus pensamentos, as prostituições os roubos, assassínios, adultérios, ambições, perversidade, má fé, devassidão, inveja, maledicência, orgulho e desvarios.
Todas estas maldades saem do interior do homem e tornam-no impuro” (Mc 7, 18-23).

O Homem velho ou carnal, diz a primeira Carta aos coríntios, não aceita o que vem do Espírito Santo, pois como não o pode compreender parece-lhe uma loucura (1 Cor 2, 14).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: