19 outubro, 2008

O NOSSO DEUS É FIEL E VERDADEIRO-II

II-FIDELIDADE DE DEUS E SALVAÇÃO

A fidelidade na bíblia significa manter-se firme, ser digno de confiança. O homem que se mantém fiel à aliança de Deus receberá como prémio as bênçãos de Deus e a plenitude da vida:

“O Senhor respondeu: muito bem, servo bom e fiel! Uma vez que foste fiel em pequenas coisas, vou conceder-te domínio sobre coisas grandes.

Vem e partilha a felicidade do teu Senhor” (Mt 25, 23). A fidelidade de Deus, diz a Carta aos Hebreus, manifesta-se no facto de o próprio Deus manter inalterável a sua aliança e o seu amor para connosco.

“Conservemo-nos firmes na esperança, pois aquele que fez a promessa é fiel” (Heb 10, 23).
A fidelidade de Deus é maior que o nosso pecado. Por isso, nem o pecado dos homens consegue anular a fidelidade de Deus.

O profeta Jeremias convida o povo exilado na Babilónia a manter viva a esperança, pois o amor de Deus é incondicional:

“Israel e Judá não foram esquecidos pelo Deus Altíssimo, apesar de a sua terra estar cheia de culpa e iniquidade diante do Santo de Israel” (Jer 51, 5).

A Segunda Carta a Timóteo diz que apesar das nossas infidelidades, Deus continuará a ser fiel, pois não pode negar-se a si mesmo (2 Tim 2, 13).

O amor de Jesus pela Humanidade é uma expressão do amor incondicional e da fidelidade de Deus.

Graças a esta fidelidade temos a certeza de que Jesus permanecerá connosco até ao fim do mundo, como ele mesmo nos garantiu (Mt 28, 20).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: