14 outubro, 2008

CRIADOS PARA A VERDADE E O AMOR-II

II-O HOMEM NOVO FACE AO HOMEM VELHO

O cristão sabe que a mensagem de Jesus o convida a morrer ao homem velho, a fim de que vá renascendo o Homem Novo, o qual nasce pelo Espírito:

“O que nasce da carne é carne. O que nasce do Espírito é espírito” (Jo 3, 6). Eis o que diz a este propósito a Carta aos Efésios:

“Em Cristo aprendestes a morrer ao vosso modo de vida anterior, o homem velho que se corrompe ao sabor das más inclinações.

Em Cristo, pelo contrário, aprendestes a renovar-vos pela transformação segundo o Espírito Santo, revestindo-vos do Homem Novo criado segundo Deus, na justiça e santidade verdadeiras” (Ef 4, 21-24).

Movidos pelo Espírito que vem de Cristo ressuscitado, o homem velho, diz a carta aos Romanos, foi crucificado com Cristo, a fim de não nos deixarmos escravizar pelo pecado (Rm 6, 6).

Animado pelo Espírito Santo, o cristão caminha em direcção à plenitude da vida que é a comunhão orgânica com Cristo ressuscitado.

A segunda Carta aos Coríntios fala do Homem Novo como uma emergência de vida interior que se vai robustecendo de modo gradual e progressivo:

“Ainda que em nós o homem carnal se vá degradando pelo envelhecimento, o homem espiritual vai-se robustecendo cada vez mais pela acção do Espírito Santo” (2 Cor 4, 16).

São Paulo dizia sentir-se perturbado pela tensão que sentia devido à luta entre as forças contrárias do homem velho e do Homem Novo:

“Eu sei que na minha carne habitam as forças do mal. Deste modo, desejar o bem está ao meu alcance, mas realizá-lo, não.

Deste modo não faço o bem que quero, mas o mal que não quero” (Rm 7, 18-19). Os cristãos estão a transformar-se mediante a renovação das suas mentes e do seu coração.

No coração renovado habita a sabedoria, isto é, a capacidade de saborear a vida, as coisas e os acontecimentos e as coisas com os critérios de Deus.

Estes critérios vão sendo moldados na nossa mente pela Palavra de Deus. No coração renovado habita o Espírito Santo que nos vai inspirando e convidando a agir em conformidade com o amor.

O Homem Novo emerge na medida em que a pessoa se deixa transformar pela Palavra e pelo Espírito Santo.

Jesus deixou-nos a garantia de que, após a sua partida para o Pai, o Espírito Santo viria continuar a sua missão junto de nós:

“Mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, esse é que vos ensinará tudo e há-de recordar-vos tudo o que eu vos disse” (Jo 14, 26).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: