16 outubro, 2008

ESPÍRITO SANTO E NOVA CRIAÇÃO-III

III-ESPÍRITO SANTO E EVANGELIZAÇÃO

Uma pessoa animada pelo Espírito Santo é incapaz de negar Jesus Cristo, diz São Paulo. Do mesmo modo, acrescenta ele, ninguém é capaz de reconhecer Jesus como Salvador a não ser pelo Espírito santo (1 Cor 12,3).

Foi o Espírito Santo que consagrou Jesus para anunciar a Boa Nova aos pobres, dar vista aos cegos, fazer caminhar os coxos (Lc 4, 18-19).

Foi por Cristo ressuscitado que o Espírito Santo deu início ao ano da graça, isto é, a plenitude dos tempos em que já podemos clamar “Abba, ó Pai” (Gal 4, 4-7).

Era o Espírito Santo que fazia Jesus exultar de alegria e louvar o Pai pela sua ternura paternal (Lc 10, 21).

Após a sua ressurreição, Jesus consagra os Apóstolos para a missão, pondo-os sintonizar com o Espírito Santo que é a Força do Alto (Lc 24, 49).

Ele é, diz o evangelho de São João, a Água Viva que faz brotar uma nascente de Vida Eterna no nosso coração (Jo 7, 37-39).

É pelo Espírito Santo que nós nascemos de novo, a fim de podermos tomar parte na plenitude do Reino de Deus (Jo 3, 3, 6).

De tal maneira a missão do Espírito Santo é central no projecto salvador de Deus que o pecado contra o Espírito Santo é o único que não tem perdão (Mt 12, 31-32, Mc 3, 29; Lc 12, 10-12).

Pecar contra o Espírito Santo é negar a evidência do bem e da verdade, atribuindo-os às forças do mal.

O evangelho diz que é o Espírito Santo que nos conduz à Verdade plena (Jo 14, 26).

Em Comunhão Covosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: