19 outubro, 2008

O NOSSO DEUS É FIEL E VERDADEIRO-III

III-FIDELIDADE DE DEUS E NOVA HUMANIDADE

A presença de Jesus em nós concretiza-se pela acção do Espírito Santo o qual, como diz são Paulo, é o amor de Deus derramado nos nossos corações (Rm 5, 5).

É por este mesmo Espírito que somos incorporados na Família de Deus como filhos em relação a Deus Pai e como irmãos em relação ao Filho de Deus.

Com seu jeito maternal de amar, o Espírito Santo coloca-nos em interacção com o Pai que nos acolhe como filhos e com o Filho que nos acolhe como irmãos (Rm 8, 14-17).

Por isso, diz São Paulo, se alguém está em Cristo é uma Nova Criação. Passou o que era velho. Eis que tudo se fez novo.

Isto vem de Deus que nos reconciliou consigo em Cristo, não levando mais em conta os nossos pecados (2 Cor 5, 17-19).

Deus é fiel. Apesar da infidelidade do Homem, o seu plano de incorporar a Humanidade na Família da Santíssima Trindade realizou-se.

Já somos da família de Deus e já podemos clamar “Abba”, Papá (Gal 4, 4-7). É esta a razão pela qual temos de nascer de novo, diz o evangelho de São João (Jo 3, 3).

O novo nascimento acontece pelo Espírito Santo, condição para fazermos parte da família de Deus (Jo 3, 6).

A primeira Carta de Pedro diz que renascemos para Deus, não por uma semente qualquer, mas por uma incorruptível, isto é, o Espírito Santo que nos restaura pela Palavra de Deus (1 Pd 1, 23).

A primeira Carta de São João diz que levamos no nosso íntimo a semente de Deus, isto é, o Espírito Santo (1 Jo 3, 9).

Isto quer dizer que o Espírito Santo é nos gera e incorpora na Família de Deus. São Paulo não se cansa de afirmar que estamos salvos graças ao facto de Deus ser fiel:

“Aquele que nos confirma juntamente convosco em Cristo é Deus. Foi ele que nos marcou com o seu selo e colocou em nossos corações o penhor do Espírito Santo” (2 Cor 1, 21-22).

Os evangelhos dão testemunho de que a fidelidade de Deus foi plenamente realizada em Cristo como dom definitivo e eterno:

“Os Céus e a Terra passarão, mas as minhas palavras não passarão” (Mc 13, 31). A prova de que Deus é fiel é que a sua promessa de estabelecer uma Nova Aliança e reconciliar consigo a Humanidade se realizou em Jesus Cristo.

Eis o que diz a Carta aos Romenos: “Esta será a minha Aliança com eles, quando eu os libertar dos seus pecados” (Rm 11, 27).

Segundo o plano de Deus esta reconciliação e salvação aconteceram, como Deus prometera, quando chegou a plenitude dos tempos (Gal 4, 4-7).

A Nova Aliança assenta na comunicação do Espírito Santo que é a semente da Vida Nova.

Em comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: