04 outubro, 2008

SABOREANDO A BELEZA DO AMOR DE DEUS-III


III-O ESPÍRITO SANTO COMO FONTE DA GRAÇA

Espírito Santo, tu ocupas um lugar central nesta dinâmica da divinização do Homem. Tu és, Espírito Santo, a ternura maternal de Deus.

São Paulo diz que tu és o amor de Deus derramado nos nossos corações (Rm 5, 5). Tu és a nascente da Graça, Espírito Santo. A graça é a vida humana optimizada pela interacção com o Pai e o Filho.

Tu és, Espírito Santo, quem nos introduz na comunhão familiar de Deus. São Paulo diz que todos os que se deixam conduzir por ti são filhos de Deus (Rm 8,14).

Com o teu jeito maternal de amar, tu nos conduzes ao pai que nos acolhe como filhos. Com esse mesmo jeito maternal de amar tu nos conduzes ao Filho de Deus que nos acolhe como irmãos.

São Paulo tem toda a razão para dizer que as pessoas que se deixam conduzir por Deus são filhos de Deus Pai e irmãos do Filho de Deus (Rm 8,14-17).

O evangelho de São João diz que é por ti, Espírito Santo que nós nascemos para a Família de Deus (Jo 3, 6).

Tu estás, Espírito Santo, no coração do mistério da Encarnação. É por esta razão que São João diz que pelo mistério da Encarnação nos foi dado o poder de nos tornarmos filhos de Deus (Jo 1, 12-14).

A Carta aos Gálatas reforça este pensamento de São João quando diz o seguinte: “Quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Filho (…), a fim de recebermos a adopção de filhos.

E porque sois filhos, Deus enviou o Espírito de seu filho que, no vosso íntimo clama: “Abba, ó Pai!”.

Deste modo já não és escravo, mas filho. E se és filho és também herdeiro, pela graça de Deus” (Gal 4, 4-7).

Tu és a fonte da graça de Deus, Espírito Santo. Na verdade, a graça é a Vida Nova que resulta da interacção do ser humano com o Pai ou com o Filho.

Esta interacção acontece sempre por ti, Espírito Santo. Na verdade tu és o princípio animador de todas as relações amorosas e o vínculo maternal de todas as formas de comunhão orgânica.

És tu, Espírito Santo, quem nos introduz na comunhão familiar da Santíssima Trindade, dinamizando a nossa união com Cristo.

Pai Santo: Faz-nos chegar à realização perfeita deste plano que tu sonhaste para nós em diálogo e comunhão com o teu Filho e o Espírito Santo.

Espírito Santo, faz emergir nos corações dos seres humanos sentimentos de fraternidade universal, a fim de chegarmos à plenitude da Família Divina.

Trindade Santa, vós sois um Deus que se dá de modo totalmente gratuito. Ninguém merece ser teu filho, Pai Santo! Ninguém merece ser teu irmão, Filho eterno de Deus.

Este dom é-nos concedido através de ti, Espírito Santo, que sois a fonte da graça. Por outras palavras, ser membro da Família de Deus é um dom que ultrapassa todo o mérito, pois pertence à dinâmica da graça.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: