27 outubro, 2008

ESPÍRITO SANTO E ORIGINALIDADE CRISTÃ-IV

IV-O ESPÍRITO SANTO COMO FORÇA DE EVANGELIZAÇÃO

São Paulo tem uma grande sensibilidade à presença habitual do Espírito Santo no coração do ser humano.

Eis o que ele diz na Primeira Carta aos Coríntios: “Não sabeis que sois templos de Deus e que o Espírito Santo habita em vós?” (1 Cor 3, 16).

Antes de subir aos Céus, Jesus ordena aos Apóstolos que permaneçam em Jerusalém, a fim de receberem o Espírito Santo para poderem testemunhar o Evangelho até aos confins da terra (Act 1, 8).

São Paulo diz que a sua pregação não se apoia na sabedoria humana ou em palavras persuasivas, mas na manifestação do Espírito Santo.

Por isso a fé das comunidades que ele ia fundando não se apoiava na sabedoria dos homens, mas na sabedoria do Espírito Santo e no poder de Deus (1 Cor 2, 4-5).

Já o profeta Joel tinha anunciado que os tempos messiânicos seriam tempos marcados pela abundância do Espírito:

“Depois disto derramarei o meu Espírito sobre toda a Humanidade. Os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão.

Os vossos anciãos terão sonhos e os vossos jovens terão visões. Naquele dia também derramarei o meu Espírito sobre vossos servos e servas” (Jl 3, 1-2).

O Livro dos Actos dos Apóstolos vai interpretar a presença abundante do Espírito Santo como a realização desta profecia de Joel (cf. Act 2, 16-21).

São Paulo diz que as pessoas que não têm o Espírito Santo não pertencem a Cristo (Rm 8, 9).
Ter o Espírito Santo não significa ter uma coisa estática dentro de nós.

Pelo contrário, o Espírito é uma pessoa cuja característica fundamental é ser animador de relações e vínculo de comunhão orgânica.

Ter o Espírito Santo significa ser dinamizado com o próprio dinamismo vital de Deus. Segundo a Carta aos Gálatas, o Espírito Santo confere um jeito à nossa vida, fazendo que as nossas sejam de amor, de alegria, de paz, de paciência, de amabilidade, de bondade, de fidelidade, de gentileza e auto-controle (Gal 5, 22-23).

Podemos dizer que o Espírito Santo cria em nós um coração de Homem Novo. Na verdade, o Espírito Santo é dinamismo, isto é, uma força que nos impele para um jeito novo de viver.

A carta aos Filipenses tendo presente esta força recriadora do Espírito Santo diz que tudo podemos na força do Espírito que nos anima (Flp 4, 13).

O evangelho de São João diz que temos de renascer pelo Espírito Santo, pois o que nasceu da carne é carne e o que nasce do Espírito é espiritual (Jo 3, 3-6).
Em ComunhãoConvosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: