16 outubro, 2008

ESPÍRITO SANTO E NOVA CRIAÇÃO-I

I-O ESPÍRITO SANTO COMO TERNURA MATERNAL

O Livro do Génesis diz que o Homem criado à imagem e semelhança de Deus tem uma face masculina e outra feminina.

Por outras palavras, o varão, só por si, não é uma imagem perfeita de Deus, pois Deus criou o Homem à sua imagem como varão e mulher.

Eis as palavras do Livro do Génesis: “Deus criou o ser humano à sua imagem e semelhança. Ele os criou homem e mulher como imagem de Deus” (Gn 1, 27).

O masculino e o feminino são qualidades que implicam perfeições complementares. Ora, como sabemos, as perfeições inscritas nas obras da Criação existem em grau de perfeição infinita no Criador.

Não devemos reduzir o masculino à condição de macho e feminino com a condição de fêmea. Na realidade trata-se de dois modos de interagir e comungar que, no seu grau de realização mais elevada têm densidade espiritual.

No Reino de Deus, diz Jesus, os seres humanos já não têm dimensão biológica, no entanto, mantêm a sua identidade espiritual, a qual é histórica:

“Jesus respondeu aos saduceus: “Estais enganados porque desconheceis as Escrituras e o poder de Deus.

Na ressurreição nem os homens terão mulheres nem as mulheres terão maridos, mas serão como os anjos no Céu” (Mt 22, 29-30).

Os ressuscitados continuam a ter a sua identidade masculina ou feminina, mas esta é totalmente espiritual.

O mesmo diz São Paulo ao referir-se ao corpo espiritual dos ressuscitados, o qual nada tem a ver com o corpo biológico. Eis as suas palavras:

“Assim também acontece com a ressurreição dos mortos: “Semeado corruptível, o corpo é ressuscitado incorruptível.

Semeado na desonra, é semeado na glória. Semeado na fraqueza é ressuscitado na força.
Semeado corpo terreno é semeado corpo espiritual. Na verdade, se há corpo terreno, também há corpo espiritual” (1 Cor 15, 42-44).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: