27 outubro, 2008

ESPÍRITO SANTO E ORIGINALIDADE CRISTÃ-II

II-A MISSÃO HISTÓRICA DO ESPÍRITO SANTO

A missão histórica do Espírito Santo começa logo nos primórdios da criação do Homem.O Espírito Santo é o hálito vital que Deus introduz no barro primordial do qual sairia Adão (Gn 2, 7).

Esta comunicação do hálito da vida é o impulso inicial da emergência espiritual da pessoa humana, a qual se prolonga ao longo de toda a vida da pessoa humana.

É graças a esta presença permanente do Espírito Santo no interior do ser humano que a pessoa é um processo histórico de espiritualização.

Por outras palavras, o ser humano é um processo de espiritualização, não uma alma acabada metida dentro de um corpo.

Servindo-nos das imagens bíblicas, diríamos que o homem é uma obra-prima feita de barro em cuja interioridade está a emergir outra obra-prima feita de espírito.

Esta obra-prima espiritual dá-se através de um novo nascimento do qual o Espírito Santo é o grande protagonista.

Mas a missão histórica do Espírito Santo não terminou com a intervenção especial de Deus na criação do Homem.

A seguir surge outro limiar igualmente básico para o Homem encontrar o sentido da sua existência dentro de um plano coerente.

O novo limiar da acção de Deus na história do Homem é o processo histórico da revelação. O Homem não podia conhecer o sentido da Vida, da História e do universo se Deus o não revelasse.

E foi o que aconteceu com o processo histórico da revelação. A marcha da revelação de Deus acontece através de um povo constituído pelos filhos de Abraão.

A revelação de Deus destina-se a iluminar o sentido da vida, da História e do universo para a Humanidade.

A mediação deste dom do Espírito Santo é o Povo de Deus. A revelação é obra do Espírito Santo que vai conduzindo o homem no sentido de o ajudar a conhecer a verdade de Deus, do Homem, da História e do universo.

Por isso a Palavra de Jesus coincidia sempre com a verdade de Deus, como diz o evangelho de São João:

“A graça e a verdade vieram-nos por Jesus Cristo” (Jo 1, 17). Jesus diz a Pilatos que a sua missão é comunicar a verdade:

“Para isto nasci e para isto vim ao mundo: dar testemunho da Verdade. Quem é da Verdade escuta a minha voz” (Jo 18, 37-38).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: