16 outubro, 2008

ESPÍRITO SANTO E NOVA CRIAÇÃO-II

II-O MASCULINO E O FEMININO EM DEUS

As pessoas divinas nunca tiveram um corpo e, no entanto, Deus pai ama com um jeito masculino, como o Espírito Santo tem um jeito feminino de amar.

Na verdade, foi o Espírito Santo que, com seu jeito maternal de amar optimizou o Coração de Maria, a fim de ela poder amar o Filho de Deus com um jeito divino.

É neste sentido que devemos entender as palavras que São Lucas põe na boca do anjo da anunciação quando ele diz a Maria:

“O anjo respondeu a Maria: “O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra.

Por isso aquele que vai nascer é santo e será chamado Filho de Deus” (Lc 1, 35). O Espírito Santo é uma pessoa divina. Tem a sua identidade única, original, irrepetível e capaz de amar como todas as pessoas.

Deus, como sabemos, é uma comunhão familiar de três pessoas. Por outras palavras, Deus não é um sujeito isolado e sem igual, mas uma comunhão amorosa.

O Espírito Santo é uma pessoa divina. Isto quer dizer que não é um Deus, mas umas das três pessoas que constituem a comunhão familiar divina.

Por outras palavras, o Espírito Santo é Deus com o Pai e o Filho. São Paulo diz que o Espírito Santo é o amor de Deus derramado nos nossos corações (Rm 5, 5).

É por ele que nós nos tornamos filhos de Deus Pai, diz a Carta aos Romanos e irmãos do filho de Deus (Rm 8, 14-17).


Em Comunhão Convosco

Calmeiro Matias

Sem comentários: