12 maio, 2008

SABER CONSTRUIR A PAZ DE CORAÇÃO-V

V-A PAZ EMERGE DA CONFIANÇA EM DEUS

Jesus convida-nos a pormos as nossas dificuldades nas mãos de Deus, a fim de deixarmos que o Espírito Santo dinamize as nossas forças espirituais.

O evangelho de São Mateus diz isto de maneira muito bonita quando afirma: “Não andeis preocupados, dizendo: “que iremos comer, beber ou vestir? (...).

Procurai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas as demais coisas vos serão dadas por acréscimo.

Não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã se preocupará consigo mesmo. A cada dia basta a sua dificuldade” (Mt 6, 31-34).

Se nos deixamos dominar pelo frenesim do mundo destruímo-nos e não seremos válidos para ninguém.

A pressa excessiva e o activismo não trazem vantagens para ninguém. A presença do Espírito Santo no nosso interior é adequada a cada pessoa, pois acontece em dinâmica de reciprocidade amorosa.

Quanto mais conseguirmos esvaziar o nosso coração de ansiedades e sentimentos negativos, mais o dinamismo libertador de Deus nos invade, enchendo-nos de alegria e paz.

A presença libertadora de Deus é uma realidade que podemos experimentar. Esta experiência significa o Reino de Deus está a acontecer dentro de nós como diz a Carta aos Romanos:

“O Reino de Deus não consiste em comida ou bebida, mas sim em justiça, paz e alegria no Espírito Santo” (Rm.14,17).

Eis o que diz o evangelho de São Lucas: “A vinda do Reino de Deus não é observável no nosso exterior.

Não se poderá dizer: Ei-lo aqui, ou ei-lo acolá. Na verdade, o Reino de Deus está dentro de vós” (Lc.17,20-21).

É importante tomarmos estas afirmações bíblicas a sério, eliminando da nossa linguagem expressões que signifiquem medo, ansiedade ou angústia.

De facto, esta linguagem condiciona os nossos comportamentos, acabando por nos conduzir ao fracasso, pois o que pensamos e dizemos condicionam aquilo que fazemos.

As nossas palavras são resultado do nosso pensamento, mas condicionam e configuram também o nosso modo de pensar e agir.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: