12 maio, 2008

SABER CONSTRUIR A PAZ DE CORAÇÃO-II

II-FECHAR A PORTA AO NEGATIVISMO

Os pensamentos negativos desgastam-nos e tiram-nos a alegria de viver. O stress gerado pelo pessimismo e os pensamentos negativos geram ansiedade, a qual provoca uma aceleração do ritmo cardíaco, fazendo subir tensão arterial.

Todos sentimos que o mundo em que vivemos caminha num ritmo extremamente acelerado e desgastante.

Mas nós podemos contrariar em nós este ritmo, evitando a tendência para uma excitação sempre crescente no dia a dia da nossa vida diária.

Há pessoas que se refugiam no álcool ou nas drogas, pensando que deste modo podem fugir ao stress provocado pelas dificuldades do dia a dia.

Mas este procedimento é pura ilusão, pois não só não liberta a pessoa como gera perturbações psíquicas graves e dependências que condicionam enormemente a sua realização humana.

Na verdade, o álcool e as drogas perturbam o cérebro, diminuindo a lucidez e a possibilidade de a pessoa ser mais consciente, livre e responsável.

Os cristãos sabem que têm ao seu alcance uma fonte libertadora que não aliena e optimiza as nossas capacidades.

Por outras palavras, os cristãos sabem que o Espírito Santo habita no seu coração como num templo.

À medida em que o acolhemos e permitimos que ele nos dinamize, a nossa vida começa a ser transformada no sentido positivo.

São Paulo diz que o Espírito Santo, no nosso coração é uma presença libertadora. Eis as suas palavras: “Onde está o Espírito do Senhor aí está a liberdade” (2 Cor 3, 17).

Jesus disse que o Pai o ungiu com o Espírito Santo, a fim de mandar os oprimidos em liberdade (Lc 4, 18).

A liberdade é a capacidade de nos relacionarmos amorosamente com os outros e de interagir criativamente com as coisas e os acontecimentos.

Quanto mais livre é uma pessoa mais capaz é de se relacionar amorosamente construir paz em si e nos outros. O Espírito Santo é uma pessoa livre e libertadora precisamente por ser amor.

São Paulo diz que ele é o amor de Deus derramado nos nossos corações (Rm 5, 5). Graças à presença permanente do Espírito Santo no nosso coração nós podemos dispor da própria força de Deus e, deste modo, fazer maravilhas.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: