07 maio, 2008

O MISTÉRIO DA AFECTIVIDADE HUMANA-II

II-AFECTIVIDADE E REALIZAÇÃO PESSOAL

A nossa afectividade é um leque de possibilidades de que dispomos para nossa realização. A nossa afectividade, como vemos, além de ser uma questão genética é também uma questão histórica.

Por outras palavras, o ser humano não é apenas uma complexidade genética. É por esta razão que uma pessoa, para se dizer de modo adequado não basta falar do seu ADN. Tem também de contar uma história, isto é, narrar a sua história.

A nossa afectividade é uma realidade dinâmica. Uma criança carenciada busca de modo desequilibrado ternura e afecto.

Um adolescente que tenha sido vítima de muitas experiências negativas terá tendência a ter comportamentos desequilibrados.

Este adolescente será afectivamente muito mais vulnerável que um adolescente bem-amado.
A criança e o adolescente que tenham sido muito mal-amados terão mais comportamentos desajustados e anti-sociais do que as crianças ou adolescentes que foram bem-amados.

Uma afectividade doentia afecta a imaginação do adolescente, levando-o a fazer leituras erradas dos acontecimentos e interpretando mal os comportamentos dos outros em relação a si.

Uma afectividade sadia confere segurança interior, capacitando a pessoa para decisões e escolhas que conduzam à maturidade.
Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: