16 maio, 2008

DIÁLOGO COM DEUS SOBRE O HOMEM NOVO-III

III-ATITUDES QUE EDIFICAM O HOMEM NOVO

Espírito Santo,
Tu também nos convidas a moldar o nosso coração de acordo com o coração de Jesus, o Homem Novo.

Para melhor concretizarmos a tarefa de edificar o Homem Novo, ajuda-nos, Espírito Santo a assumir atitudes em conformidade com esta meta.

Dá-nos a fortaleza e a sabedoria para levarmos por diante algumas das seguintes atitudes essenciais para edificar o Homem Novo:

Programar o dia-a-dia da nossa vida no sentido amar os nossos irmãos, facilitando a sua realização e felicidade.

Aceitar os irmãos como eles são, apesar de não pensarem nem agirem como nós gostaríamos.
Não girar obsessivamente à volta dos defeitos dos outros, esquecendo as suas qualidades.

Não gravitar dia e noite movidos pelo ressentimento, associado a comportamentos e atitudes das pessoas que nos tenham magoado.

Alegrar-se pelas coisas boas que os nossos irmãos realizam, recordando-nos de que o bem feito pelos outros não deixa de o ser, só porque foi feito por nós.

Estar atentos aos apelos do Espírito Santo em nós, a fim de moldarmos o nosso coração de acordo com o coração de Jesus Cristo.

Ajudar as pessoas com um sentido de gratuidade e não pretender mantê-las dependentes de nós, só pelo facto de lhe termos feito algum bem.

Não estar sempre a exigir a disponibilidade dos demais, mas procurar estar disponíveis quando sentirmos que os outros precisam de nós.

Tomar a iniciativa do perdão e da reconciliação sempre que nos sintamos em tensão com os outros, pois este é o caminho seguro para chegarmos à comunhão com Deus.

Não estar sempre a deitar para cima dos outros as culpas das nossas insatisfações e fracassos.
Tentar ser fiel aos próprios talentos, pois estes são a matéria-prima de que dispomos para nos realizarmos como pessoas livres, conscientes, responsáveis e capazes de comunhão fraterna.

Cultivar a arte de escutar os outros, a fim de podermos ser mediação de libertação para as pessoas que se cruzam connosco na vida.

Não ser como o homem de coração velho que passa a vida a girar à volta de si. Nos encontros e momentos de convívio com os outros, o homem velho fica nervoso quando não se está a ouvir a si mesmo.

É esta a razão pela qual o homem de coração velho não consegue sintonizar com os outros.
Espírito Santo,

Glória a ti que és a ternura maternal de Deus sempre disponível para nós. Ajuda-nos a moldar um coração semelhante ao de Jesus, o qual passou a vida a fazer o bem a toda a gente.

Ajuda-nos a viver unidos a Jesus ressuscitado, a fim de sermos uma Nova Criação como diz São Paulo:

Se alguém está em Cristo é uma Nova Criação. Passou o que era velho. Eis que tudo se fez novo.
Tudo isto vem de Deus que nos reconciliou consigo em Cristo, não levando mais em conta os pecados dos homens” (2 Cor 5, 17-19).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: