21 maio, 2008

DIÁLOGO COM O DEUS QUE HABITA EM NÓS-II

II-DIFUSÃO DO AMOR DE DEUS

Espírito Santo,
Tu és o princípio difusivo do amor de Deus no coração de cada pessoa humana. São Paulo diz que tu és o amor de Deus derramado nos nossos corações (Rm 5, 5).

Quando vamos à praia, por exemplo, nós damo-nos conta de que o sol da praia é para todos os que o procuram. Não é pelo facto de o Pedro se estar a bronzear que a Margarida fica privada do sol.

A difusão do sol por todos é um sinal do vosso amor, Deus Santo, a difundir-se para todos os seres humanos.

Mas ao contrário do sol que nos atinge a partir de fora, o Espírito Santo anima-nos e conduz-nos a partir de dentro.

Vós sois, Deus Santo, a interioridade máxima de todas as coisas. A luz e o calor do sol chegam até nós, vindos de longe.

O Espírito Santo, pelo contrário, põe-nos em comunicação com o Pai e o Filho, fazendo que Vós, Deus Santo, sejais em nós o Deus connosco.

O Espírito Santo, com seu jeito maternal de amar conduz-nos a Deus Pai que nos acolhe como filhos e a Deus Filho que nos acolhe como irmãos.

Na verdade, o nosso coração é o ponto de encontro com Deus. É aí que o Espírito habita de modo permanente e nos configura com Jesus Cristo.

Precisamos do ar para respirar e viver. Felizmente que o ar está difundido por toda a terra. Do mesmo modo, o Espírito Santo está em todos nós, pois precisamos dele para renascer, como Jesus disse a Nicodemos.
Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: