12 maio, 2008

SABER CONSTRUIR A PAZ DE CORAÇÃO-I

I-É PRECISO TOMAR DEUS A SÉRIO

Tomar Deus a sério é ter a coragem de aceitar que aquilo que a fé nos diz sobre o amor e a fidelidade de Deus são verdade.

A paz do coração edifica-se com atitudes práticas de fé. São Paulo diz que a paz brota no nosso coração pela acção do Espírito Santo.

Eis as suas palavras: “São estes os frutos do Espírito: amor, alegria e paz” (Ga 5, 22). Mas não devemos pensar que o Espírito Santo, no nosso interior é uma força mágica. Deus está connosco, mas não está em nosso lugar.

Isto quer dizer que a paz de coração é um dom do Espírito Santo se colaborarmos com a sua presença no nosso coração.

Uma das primeiras atitudes da pessoa para construir a paz interior é treinar a mente e o coração no sentido de não se deixar dominar por ideias e sentimentos negativos.

Os evangelhos dizem que temos de dominar a mente e o coração, a fim de cultivarmos a pez e a serenidade, condição para sermos felizes.

Na verdade, os pensamentos negativos, além de não facilitarem a solução dos nossos problemas, são um obstáculo à felicidade.

Eis que a este respeito diz o evangelho de São Mateus: “Quem de entre vós, com as suas preocupações, pode prolongar a duração da sua vida?” (Mt.6,25-27).

E O evangelho de Lucas acrescenta: “Tende cuidado para que as vossas vidas não fiquem pesadas devido ao excesso de preocupações” (Lc.21,34).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: