Tomar Deus a sério é ter a coragem de aceitar que aquilo que a fé nos diz sobre o amor e a fidelidade de Deus são verdade.
A paz do coração edifica-se com atitudes práticas de fé. São Paulo diz que a paz brota no nosso coração pela acção do Espírito Santo.
Eis as suas palavras: “São estes os frutos do Espírito: amor, alegria e paz” (Ga 5, 22). Mas não devemos pensar que o Espírito Santo, no nosso interior é uma força mágica. Deus está connosco, mas não está em nosso lugar.
Isto quer dizer que a paz de coração é um dom do Espírito Santo se colaborarmos com a sua presença no nosso coração.
Uma das primeiras atitudes da pessoa para construir a paz interior é treinar a mente e o coração no sentido de não se deixar dominar por ideias e sentimentos negativos.
Os evangelhos dizem que temos de dominar a mente e o coração, a fim de cultivarmos a pez e a serenidade, condição para sermos felizes.
Na verdade, os pensamentos negativos, além de não facilitarem a solução dos nossos problemas, são um obstáculo à felicidade.
Eis que a este respeito diz o evangelho de São Mateus: “Quem de entre vós, com as suas preocupações, pode prolongar a duração da sua vida?” (Mt.6,25-27).
E O evangelho de Lucas acrescenta: “Tende cuidado para que as vossas vidas não fiquem pesadas devido ao excesso de preocupações” (Lc.21,34).
Calmeiro Matias
Sem comentários:
Enviar um comentário