06 maio, 2008

O UNIVERSO QUE DEUS CRIOU PARA NÓS-III

III-MAS O HOMEM ESTÁ NA CÚPULA

O Homem está no centro deste poema cheio de emoções, de ternura, de alegria, de dor e sofrimento.

Na verdade, por ainda estar inacabado, o Homem é um ser cheio de contradições. Com efeito, a História Humana está a ser construída por pessoas que amam, sorriem, choram, odeiam e sofrem.


No entanto, apesar de incompleto e imperfeito, este Homem é a cúpula personalizada da Criação.
Apesar d a existência do pecado, a Humanidade está a emergir no concreto de pessoas capazes de comungar com Deus e os irmãos.


Com a Encarnação do Filho de Deus, o Homem deu um salto de qualidade e já tem sabor a divino.
O evangelho de São João diz que, pela Encarnação nos foi dada a possibilidade de sermos incorporados na Família Divina (Jo 1, 12-14).


A Humanidade está a emergir no concreto de cada pessoa de modo livre, consciente, responsável e capaz de comunhão amorosa.

Nas pessoas humanas a Humanidade vai emergindo de modo único, original e irrepetível. A cúpula do poema criador de Deus é Jesus Cristo, o fundamento da nossa divinização.

Foi anunciado ao longo de muitos séculos antes de nascer e ser um homem connosco. Aconteceu na nossa história como ponto de encontro do humano com o divino.

Nele, a Divindade enxertou-se na Humanidade e o amor criador de Deus conduziu-nos até à nossa divinização. Glória a Vós, Senhor!

Em Comunhão convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: