26 maio, 2008

AS APARIÇÕES DE CRISTO RESSUSCITADO-I


I-A IDENTIDADE DO RESSUSCITADO

A experiência da pregação ensinou a São Paulo que o anúncio da ressurreição de Cristo encontrava muitas resistências.

Os judeus diziam que a pregação do Senhor ressuscitado era uma fraude. Tudo isso não passava de uma mentira inventada pelos discípulos.

Por seu lado, a filosofia gnóstica dos helenistas, dizia que Jesus, enquanto viveu na terra, não era um homem, mas um anjo com aparência de homem.

Para contrariar estas afirmações perigosos, os discípulos começam a atribuir a Jesus ressuscitado muitos traços físicos, a fim de afirmarem que ele é um homem real.

O Senhor ressuscitado, diziam os apóstolos, é o mesmo que comeu e conviveu connosco. É também por esta razão que os apóstolos, a partir dos anos setenta, vão dar tanta importância ao túmulo vazio.

De facto, na pregação das primeiras décadas do cristianismo, o túmulo vazio não era argumento para defender a veracidade da ressurreição de Jesus.

Ainda por volta dos anos cinquenta não se usava este argumento. São Paulo conservou-nos um resumo do que era a pregação da ressurreição de Jesus.

Ele diz que a sua pregação se apoia no testemunho que recebeu dos Apóstolos: “Transmiti-vos em primeiro lugar o que eu próprio recebi: Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras.

Foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. Apareceu a Pedro e depois aos Doze. Em seguida apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez.

A maior parte destes ainda vive, se bem que alguns já tenham morrido. Depois apareceu a Tiago e, a seguir, a todos os Apóstolos.

Em último lugar apareceu-me também a mim como a um aborto” (1 Cor 15, 3-8). Estamos perante o texto mais antigo do Novo Testamento que nos fala da ressurreição de Jesus.

Foi isto que os Apóstolos pregaram durante as primeiras décadas após as aparições do Senhor ressuscitado.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: