09 maio, 2008

DIÁLOGO COM DEUS SOBRE A VIDA ETERNA-III

III-PRÓXIMOS DE TUDO E DE TODOS

Obrigado, Deus Santo, pois não há distância nem lonjura entre nós e a Comunhão Universal do vosso Reino!

Com efeito, no ponto onde termina a nossa interioridade espiritual limitada começa a interioridade espiritual ilimitada da Comunhão Universal Vossa Família.

O animador desta comunhão orgânica universal é o Espírito Santo. Eis a razão pela qual ele está sempre à porta do nosso coração.

Sempre que pelo Amor abrimos a porta do Coração ao encontro e à comunhão, o Espírito Santo introduz-nos na onda da Comunhão Universal do vosso Reino.

É esta a Nova Criação reconciliada com Deus em Cristo, como diz São Paulo (2 Cor 5, 17-19). Este dom teve início com o mistério da Encarnação e atingiu a plenitude com a ressurreição de Cristo.

Através da Encarnação o Divino enxertou-se no Humano, a fim de todos nós sermos divinizados.

No momento em que Jesus ressuscitou, a dinâmica do Natal que até então só habitava no seu coração, passou a habitar o coração de todos os seres humanos que fazem convosco uma comunhão orgânica universal.

A Salvação, portanto, consiste na divinização da Humanidade, a qual acontece pela incorporação das pessoas humanas na Comunhão Familiar das Pessoas Divinas.

Por outras palavras, somos assumidos na vossa Família, Deus Santo, como filhos em relação a Deus Pai e como irmãos em relação a Deus Filho.

Os dois pilares da dinâmica da Salvação são, na verdade, o Natal e a Páscoa. A seiva que vivifica e robustece esta união humano-divina é o Espírito Santo, o Sangue da Nova e Eterna Aliança.

É este mistério que os cristãos celebram na Eucaristia, de modo particular no rito da comunhão do Pão e do Vinho consagrados.

Nesse momento, os crentes exprimem e procuram reforçar esta união orgânica com Cristo, crescendo como Corpo de Cristo como diz São Paulo:

"Comemos do mesmo pão porque fazemos um só Corpo" (1 Cor 10, 17). O Espírito Santo é a Carne e o Sangue de Jesus ressuscitado. É ele que alimenta a nossa união com Cristo e faz de nós participantes da sua ressurreição.

Eis as palavras de Jesus a este respeito: "Quem come a minha carne e bebe o meu sangue fica a morar em mim e eu nele.

Assim como o Pai que me enviou vive e eu vivo pelo Pai, assim também aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue viverá por mim" (Jo 6, 56-57).

Ao comerem o Pão e beberem o Vinho da Eucaristia, os cristãos estão a afirmar que é no interior da pessoa que acontece a união e a interacção que nos diviniza, graças à acção do Espírito Santo.

Louvado sejais, Trindade Santa, pelo mistério da Encarnação e da Ressurreição de Cristo!

Em Comunhão convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: