01 maio, 2008

A DIMENSÃO PROFÉTICA DE CRISTO-IV


IV-A SUA MORTE NÃO FOI UM FRACASSO

Os que o odiavam mataram-no, pensando que, deste modo, faziam calar de uma vez por todas a sua voz profética.

Apesar de se aperceber disto, Jesus não desistiu da sua missão. Na verdade, ele foi um profeta incondicionalmente fiel.

No íntimo do seu coração, o Espírito Santo dizia-lhe que Deus toma partido pelos que gastam a
vida pelas causas do amor.

Tinha a certeza de que Deus é fiel e de que a sua missão vinha dele. Eis a razão pela qual ele estava seguro de que Deus não o deixaria ficar no vazio da morte, apesar das intenções assassinas dos seus inimigos.

Como se deu totalmente, a sua vida deixou de ser apenas sua. Ao partilhar-se totalmente, a sua vida passou a ser também nossa.

De facto, Deus confiou-lhe uma missão em favor de todos os homens. Por isso, ao ressuscitar, a sua vida passou a ser uma vida partilhada e difundida pelo coração de todas as pessoas.

O Espírito Santo que o habitava em plenitude tornou-se o Sangue da Nova Aliança a circular nas veias do Nosso coração, comunicando-nos a vida divina (Rm 8, 14-17).

Levou o amor até à sua profundidade máxima, isto é, dar a vida por aqueles a quem se ama, como ele mesmo ensinou (Jo 15, 13.

Tornou-se a cepa da videira cujos ramos são todos os seres humanos. À medida em que nos vai comunicando o Espírito Santo, o nosso coração é recriado e configurado com o seu coração.

Os que acolhem a sua Palavra começam a compreender e a entrar na Comunhão Universal da Família de Deus.

Os que o odiavam destruíram a sua tenda, deixando-a vazia. Mas Deus restaurou a sua vida, fazendo dele o alicerce da Nova Humanidade.

Como pão que se reparte para alimentar os outros, partilhou os bens, a vida e a Palavra de Deus.
Só atacava o que desumaniza o homem e o impede de se realizar e ser feliz.

Nunca confundia o pecado com o pecador. Ao pecador desejava libertá-lo, curando o seu coração das feridas do seu pecado.

A vitória sobre o pecado acontece no coração das pessoas pela acção do Espírito Santo que nos vai fazendo passar do egoísmo para o amor e a comunhão fraterna.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: