26 maio, 2008
AS APARIÇÕES DE CRISTO RESSUSCITADO-II
II-O TÚMULO VAZIO É UM ARGUMENTO TARDIO
Como podemos verificar, o túmulo vazio não aparece como argumento para defender a ressurreição de Jesus.
Também não aparece o nome de qualquer mulher. Isto revela que ainda estamos sob uma forte influência judaica, onde as mulheres não serviam como testemunhas.
No relato das aparições aparece o nome de Tiago, o mais velho dos chamados irmãos de Jesus: Tiago, José, Simão e Judas (Mc 6, 3; Mt 13, 55).
No tempo de São Paulo, Tiago era o chefe da comunidade de Jerusalém. Paulo refere-se expressamente a Tiago, designando-o como o irmão do Senhor, o qual era um dos principais (Gal 1, 19).
Se fosse possível apresentar mulheres como testemunhas, certamente que em vez de Tiago apareceria o nome de Maria, como acontece mais tarde nos Actos dos Apóstolos:
“E todos unidos pelo mesmo sentimento, entregavam-se assiduamente à oração, com algumas mulheres, entre as quais Maria, mãe de Jesus com seus irmãos” (Act 1, 14).
É bonito verificar que Maria e o grupo familiar de Jesus tiveram uma experiência pascal separada da dos discípulos, tal como vemos ao colocar a experiência de Tiago em separado das outras experiências relatadas no texto.
A introdução do argumento do túmulo vazio surgiu com a introdução dos nomes de mulheres entre as testemunhas do ressuscitado:
“Terminado o Sábado, ao romper do primeiro dia da semana, Maria de Magdala e a outra Maria foram visitar o sepulcro.
Eis que neste momento, aconteceu um terramoto. O anjo do Senhor, descendo do Céu, aproximou-se e removeu a pedra, sentando-se sobre ela.
O seu aspecto era como o de um relâmpago e a sua túnica branca como a neve. Os guardas começaram a tremer com medo do anjo e ficaram como mortos.
O anjo tomou a palavra e disse às mulheres: “Não tenhais medo. Eu sei que buscais Jesus, o crucificado. Não está aqui, pois ressuscitou como havia dito.
Vede o lugar em que jazia e ide dizer aos discípulos que o Senhor ressuscitou dos mortos e vai à vossa frente para a Galileia. Lá o vereis. Eis o que eu tinha para vos dizer”.
Afastando-se rapidamente do sepulcro, cheias de temor e grande alegria, as mulheres correram a dar a notícia aos discípulos.
Jesus saiu ao seu encontro e disse-lhes: ‘Salvé !’. Elas aproximaram-se, abraçaram-lhe os pés e prostraram-se diante dele.
Jesus disse-lhes: ‘Não temais. Ide anunciar aos meus irmãos que partam para a Galileia. Lá me verão” (Mt 28, 1-10).
O relato de São Lucas diz que as mulheres foram comunicar o sucedido aos discípulos, mas estes pensaram que se tratou de uma alucinação.
Pedro, porém, tomou a palavra das mulheres a sério e correu para o sepulcro ( Lc 24, 1-12).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário