26 maio, 2008

AS APARIÇÕES DE CRISTO RESSUSCITADO-II


II-O TÚMULO VAZIO É UM ARGUMENTO TARDIO

Como podemos verificar, o túmulo vazio não aparece como argumento para defender a ressurreição de Jesus.

Também não aparece o nome de qualquer mulher. Isto revela que ainda estamos sob uma forte influência judaica, onde as mulheres não serviam como testemunhas.

No relato das aparições aparece o nome de Tiago, o mais velho dos chamados irmãos de Jesus: Tiago, José, Simão e Judas (Mc 6, 3; Mt 13, 55).

No tempo de São Paulo, Tiago era o chefe da comunidade de Jerusalém. Paulo refere-se expressamente a Tiago, designando-o como o irmão do Senhor, o qual era um dos principais (Gal 1, 19).

Se fosse possível apresentar mulheres como testemunhas, certamente que em vez de Tiago apareceria o nome de Maria, como acontece mais tarde nos Actos dos Apóstolos:

“E todos unidos pelo mesmo sentimento, entregavam-se assiduamente à oração, com algumas mulheres, entre as quais Maria, mãe de Jesus com seus irmãos” (Act 1, 14).

É bonito verificar que Maria e o grupo familiar de Jesus tiveram uma experiência pascal separada da dos discípulos, tal como vemos ao colocar a experiência de Tiago em separado das outras experiências relatadas no texto.

A introdução do argumento do túmulo vazio surgiu com a introdução dos nomes de mulheres entre as testemunhas do ressuscitado:

“Terminado o Sábado, ao romper do primeiro dia da semana, Maria de Magdala e a outra Maria foram visitar o sepulcro.

Eis que neste momento, aconteceu um terramoto. O anjo do Senhor, descendo do Céu, aproximou-se e removeu a pedra, sentando-se sobre ela.

O seu aspecto era como o de um relâmpago e a sua túnica branca como a neve. Os guardas começaram a tremer com medo do anjo e ficaram como mortos.

O anjo tomou a palavra e disse às mulheres: “Não tenhais medo. Eu sei que buscais Jesus, o crucificado. Não está aqui, pois ressuscitou como havia dito.

Vede o lugar em que jazia e ide dizer aos discípulos que o Senhor ressuscitou dos mortos e vai à vossa frente para a Galileia. Lá o vereis. Eis o que eu tinha para vos dizer”.

Afastando-se rapidamente do sepulcro, cheias de temor e grande alegria, as mulheres correram a dar a notícia aos discípulos.

Jesus saiu ao seu encontro e disse-lhes: ‘Salvé !’. Elas aproximaram-se, abraçaram-lhe os pés e prostraram-se diante dele.

Jesus disse-lhes: ‘Não temais. Ide anunciar aos meus irmãos que partam para a Galileia. Lá me verão” (Mt 28, 1-10).

O relato de São Lucas diz que as mulheres foram comunicar o sucedido aos discípulos, mas estes pensaram que se tratou de uma alucinação.

Pedro, porém, tomou a palavra das mulheres a sério e correu para o sepulcro ( Lc 24, 1-12).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: