16 maio, 2008

DIÁLOGO COM DEUS SOBRE O HOMEM NOVO-II

II-JESUS CRISTO COMO HOMEM NOVO

Pai Santo,
Jesus tinha consciência de ser ele aquele de quem os profetas falaram. Ele sabia que a sua missão significa o início da plenitude dos tempos.

Eis um segredo que ele revelou em particular aos discípulos: “Voltando-se, depois, para os discípulos, Jesus disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que vêem o que estais a ver.

Na verdade, muitos profetas e reis quiseram ver o que estais a ver e não o viram, ouvir o que estais a ouvir e não o ouviram” (Lc 10, 23-24).

Podemos dizer que Jesus Cristo é o Homem Novo, aquele cujo coração foi moldado numa fidelidade plena ao Espírito Santo:

“O Espírito do Senhor está sobre mim porque me ungiu para anunciar a Boa Nova aos pobres.
Enviou-me a proclamar a libertação aos cativos e fazer que os cegos recuperem a vista.

Enviou-me para mandar em liberdade os oprimidos e a proclamar um ano favorável do Senhor” (Lc 4, 18-19).

Graças à sua fidelidade aos apelos do Espírito Santo, Jesus é realmente o homem de coração novo e o início da Nova Humanidade.

Por outras palavras, o coração de Jesus foi moldado pela acção do Espírito Santo e não pela letra da Lei de Moisés.

No evangelho de São Mateus, Jesus diz aos discípulos para aprenderem a moldar o seu coração de acordo com o seu coração de Homem Novo:

“Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração” (Mt 11, 29).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: