02 maio, 2008

DEUS IMPRIMIU A BONDADE NA CRIAÇÃO-III


III-FOMOS CRIADOS PARA O AMOR

São João diz que nós “Passámos da morte para a vida porque amamos os irmãos. O que não ama o irmão permanece na morte” (1 Jo 3, 14).

Para a bíblia, a pessoa está viva na medida em que comunica com os outros em relações de fraternidade e comunhão.

A bondade humana é, pois, uma tarefa que temos de realizar e que ninguém pode executar por nós.

A bondade só pode construir-se através da comunhão com os irmãos. Vamo-nos tornando bons na medida em que fazemos o bem às outras pessoas.

Eis o que São João diz numa das suas cartas: “Aquele que odeia o seu irmão é um homicida e bem sabeis que os homicidas não têm parte na vida eterna” (1 Jo 3, 15).

Como habita de modo permanente no nosso coração, o Espírito Santo capacita-nos para fazermos o bem e, por tanto, para nos tornarmos bons.

Na verdade, a pessoa faz-se, fazendo. A pessoa que faz o bem torna-se boa. A pessoa que comunica em verdade torna-se verdadeira. A pessoa que procura realizar a justiça, torna-se justa.

A pessoa humana não é igual ao que diz, mas sim igual ao que faz. Nenhuma pessoa é capaz de ser boa sem a acção do Espírito Santo no seu coração.

São Paulo explica isto na carta aos Romanos. Eis o que ele diz: “A esperança não nos engana, pois sabemos que o amor de Deus foi derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5, 5).

O amor, diz a Carta aos Gálatas, é a fonte da bondade e do bem: “Pois toda a lei se resume nisto: amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Ga 5, 14).

a Carta aos Romanos acrescenta: “O amor não prejudica o próximo, pois o amor realiza a Lei de Moisés na sua máxima perfeição.” (Rm 13, 10).

O contrário da bondade É o egoísmo. Jesus Cristo é o maior sinal do amor que Deus nos tem, pois realizou a sua missão de salvador levando o seu amor até à sua densidade máxima: dar a vida pelos irmãos.



Sem comentários: