20 maio, 2008

ESPERANÇA CRISTÃ E SENTIDO DA VIDA-I

I-ESPERANÇA CRISTÃ E PALAVRA DE DEUS

A Esperança cristã confere à pessoa razões sólidas para caminhar confiante, pois sabe que está a caminhar para um futuro promissor e feliz.

O sentido que confere horizontes novos à esperança cristã brota da Palavra de Deus, a qual nos proporciona a certeza de não estarmos a caminhar para o vazio da morte.

A fé cristã tem como suporte a ressurreição de Jesus Cristo. A Esperança, partindo do suporte da fé, antecipa a plenitude do futuro, a qual consiste na nossa ressurreição e participação na Comunhão da Família de Deus.

Por outras palavras, Jesus ressuscitado é a garantia de que o Homem já tem ao seu alcance o penhor de um sucesso pleno.

Os horizontes da Esperança Cristã coincidem rigorosamente com o querer de Deus a nosso respeito.

Em Jesus de Nazaré, Deus inaugurou a plenitude do seu plano em favor da Humanidade. O evangelho de São João diz que todos recebemos da plenitude de Cristo:

“Da sua plenitude todos nós recebemos graça sobre graça” (Jo 1, 16). Em Jesus Cristo, diz a Carta aos Efésios, Deus levou o tempo à sua plenitude:

“O Pai deu-nos a conhecer o mistério da sua vontade, conforme a decisão prévia que lhe aprouve tomar, a fim de levar o tempo à sua plenitude” (Ef 1, 9-10).A plenitude dos tempos significa a fase dos acabamentos.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: