28 maio, 2008

CONFIGURAÇÃO ESPIRITUAL DO SER HUMANO-IV

IV-A RECIPROCIDADE COMO PLENITUDE

A pessoa em realização caminha para a perfeita reciprocidade a qual consiste em a pessoa se possui na medida em que se dá.

Na verdade, a plenitude da pessoa não está em si, mas na comunhão amorosa. Deus é a plenitude Da Humanidade, na medida em que esta forma uma união orgânica e dinâmica.

Por outras palavras, Deus é a plenitude do Homem, mas nãos de homens isolados. Como sabemos, a Divindade é uma comunhão orgânica infinitamente perfeita.

A Humanidade será assumida na medida em que forme uma união orgânica cujo coração é o Homem Jesus Cristo.

Na verdade, o ponto de encontro da Humanidade com a Divindade dá-se em Jesus Cristo. A meta do nosso ser espiritual em construção é atingir esse ponto de encontro para o qual convergem todas as pessoas, isto é, a Família de Deus.

Estamos a construir na história o que o que seremos eternamente. O que fazemos hoje está relacionado com o resto da nossa história e também com a nossa eternidade.

Na verdade, o que fazemos hoje está mais ou menos condicionado pelo que fizemos no passado.
Mas é também o que fazemos hoje que possibilita ou condiciona o que faremos amanhã.

O critério do nosso agir deve ser o amor. A grande finalidade da nossa vida na história não é prolongar a qualquer preço a nossa vida mortal, mas amar, a fim de construirmos com o amor a nossa vida Eterna.
Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: