14 maio, 2008

O ESPÍRITO SANTO COMO FONTE DE ALEGRIA-I

I-JESUS PROMETE A ALEGRIA

São Paulo diz que fomos criados para a alegria no Espírito Santo: “O Reino de Deus, diz ele, não é uma questão de comer ou beber, mas sim de justiça, paz e alegria no Espírito Santo” (Rm 14, 17).

Falando dos frutos do Espírito Santo no nosso coração diz o seguinte: “Por seu lado, os frutos do Espírito Santo são: amor, alegria, paz” (Gal 5, 22).

Jesus disse aos discípulos que lhes revelou os segredos de Deus para que a sua alegria fosse perfeita.

Eis as suas palavras: “Revelei-vos estas coisas, a fim de que a minha alegria habite em vós e, deste modo, a vossa alegria seja perfeita e total” (Jo 15, 11).

Durante a Ceia Pascal, os discípulos começam a entristecer-se, pois começaram a aperceber-se que Jesus estava a despedir-se deles.

Por isso começaram a ficar inquietos e tristes. Jesus aproveitou essa situação para lhes garantir que, após a Páscoa, a sua alegria seria plena e duradoira:

“Agora estais abatidos, disse-lhes Jesus, mas ver-vos-ei de novo e haveis de vos alegrar e já ninguém poderá tirar-vos a vossa alegria” (Jo 16, 22).

Na primeira aparição aos discípulos, estes ficaram cheios de alegria, tal como o Senhor lhes tinha garantido antes:

“Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse-lhes: “A paz esteja convosco!”

Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o peito e os discípulos encheram-se de alegria por verem que era o Senhor” (Jo 20, 19-20).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: