28 maio, 2008

CONFIGURAÇÃO ESPIRITUAL DO SER HUMANO-III

III- RETRATO ESPIRITUAL DA PESSOA QUE DIZ NÃO AO AMOR

Eis o retrato de uma pessoa que, ao longo da sua vida, foi dizendo não ao amor de modo continuado, sistemático e incondicional:

Nada, no seu íntimo, está estruturado de modo harmonioso e sólido. Nada em si é autêntico ou genuíno. Tudo o que comunica está desfocado.

Nada é firme e sólido. Nada do que fez valeu a pena ter sido feito. Nada de verdadeiramente belo aconteceu naquela existência.

Não há uma capacidade de amar solidamente edificada no seu coração. Podemos perguntar-nos se realmente valeu a pena ter vivido?

Podemos dizer que o amor é, realmente, a única razão que vale para viver e morrer. A pessoa humana situa-se na cúpula da Criação, pois está a emergir como realidade espiritual.

Por ser uma realidade espiritual, a pessoa, ao dar-se, não se perde. Pelo contrário, encontra-se e possui-se mais plenamente.

Como sabemos, o crescimento da vida espiritual não é uma questão de quantidade. Não se mede ao quilo, nem se avalia pelo volume. Não se mede ao metro, nem se analisa pelo método das superfícies.

Na verdade, o ser humano só se pode valorizar pela qualidade das suas relações.Em comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: