02 junho, 2008

AS TESTEMUNHAS DA RESSURREIÇÃO DE JESUS-III

III-O DINAMISMO DA RESSURREIÇÃO

Os Actos dos Apóstolos acrescentam: “Ficai sabendo vós e todo o povo de Israel: é em nome de Jesus de Nazaré, que vós crucificastes e Deus ressuscitou dos mortos, que este homem se apresenta diante de vós curado.

Ele é a pedra que vós, os construtores, rejeitastes, tornando-se pedra angular. Não há salvação em nenhum outro, pois não há debaixo do Céu qualquer outro nome dado aos homens que nos possa salvar” (Act 4, 10-12).

A Carta aos Hebreus diz que Cristo, ao ressuscitar, Jesus Cristo foi É verdadeiramente o único sumo-sacerdote que oferece o culto agradável a Deus pela salvação da Humanidade (Heb 10, 5-17).

E o Livro dos Actos dos Apóstolos diz que Deus constituiu Jesus Cristo como cabeça e salvador da Humanidade: “O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, a quem matastes, suspendendo-o de um madeiro.

Foi a Ele que Deus elevou com a sua direita como Chefe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados.

E nós somos testemunhas destas coisas, juntamente com o Espírito Santo que Deus tem concedido àqueles que lhe obedecem” (Act 5, 30-32).

Os Apóstolos anunciam esta realidade dizendo que eles mesmos são testemunhas do que Deus fez por Jesus antes e depois da ressurreição:

“E nós somos testemunhas do que ele fez no país dos judeus e em Jerusalém. Mataram-no, suspendendo-o de um madeiro.

Deus ressuscitou-o ao terceiro dia e permitiu-lhe manifestar-se, não a todo o povo, mas às testemunhas anteriormente designadas por Deus, a nós que comemos e bebemos com ele depois da sua ressurreição dos mortos.

Mandou-nos pregar ao povo e confirmar que ele foi constituído por Deus juiz dos vivos e dos mortos” (10,39-42).

A segunda vinda de Cristo, no Novo Testamento, é sempre associada ao juízo final e ao dia da ira, o qual implica a condenação dos que o rejeitaram e a salvação dos que lhe foram fieis.

Vejamos o que diz São Paulo na Carta aos Romanos: “Nós que acreditamos naquele que ressuscitou Jesus, nosso Senhor, de entre os mortos, o qual foi entregue por causa das nossas faltas e ressuscitado para nossa justificação” (Rm 4, 24-25).

E a Primeira Carta aos Tessalonicenses acrescenta: 1 Ts 1, 10: “Para aguardardes dos Céus Jesus, o Filho de Deus que ele ressuscitou de entre os mortos, o qual nos livra da ira que está para vir” (1 Ts 1, 10).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: