06 junho, 2008

A MORTE À LUZ DA FÉ CRISTÃ-II

II-A TAREFA DE EDIFICAR A VIDA ETERNA

Morrer para dar vida é a maneira mais perfeita de rebentar os muros da própria finitude. O Homem Novo não pode nascer sem que o velho vá morrendo.

Não nascemos para a vida nova sem morrer progressivamente à vida velha. A maneira de morrer à vida velha é gastá-la pelas causas do amor.

Sábias são as pessoas que sabem ir morrendo, a fim de dar vida aos outros. Há seres humanos que sabem renascer todos os dias para a vida eterna, morrendo em cada dia ao egoísmo que ainda habita o seu coração.

A grande missão da nossa vida sobre a terra não é manter a vida mortal, mas edificar a vida eterna.

Muitas pessoas, ao tomarem consciência da proximidade da morte, sentem-se mais profundamente chamadas a gastar a vida pelo amor.

No fundo tomaram mais plenamente consciência da grande vocação da pessoa sobre a terra.
Com efeito, é o amor torna fecunda a vida das pessoas.

Eis a razão pela qual, com o surgimento da proximidade da morte, nasce na nossa consciência um apelo a amar mais plenamente.

A morte é o parto fundamental para o nascimento definitivo que foi renascendo mediante opções e realizações inspiradas pelo amor.

A consciência da nossa morte é um estímulo e um apelo a criar sentidos para viver com sentido.
À luz da fé, a morte é como o rebentar da casca do ovo em cujo interior foi germinando o pintainho, isto é, a interioridade pessoal-espiritual.

A temperatura que faz germinar este pintainho é o conjunto das realizações na linha do amor.

Em Comunhão convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: