29 junho, 2008

DEUS E O HOMEM ENCONTRAM-SE NO AMOR-III

III-ENCONTRO DE DEUS COM O HOMEM NO AMOR

O amor é o dinamismo mais nobre do Universo. É também a energia mais poderosa de todas as energias, pois é a força do próprio Deus Criador.

O amor nunca morre. Por vezes, o amor é coração sem palavras. Mas nunca é palavras sem coração.

O amor é mais disponibilidade para escutar, do que ânsia de dizer muitas palavras. O amor de Deus emerge sempre no coração do amor humano, optimizando-o e tornando-o fecundo.

Eis as palavras da Primeira Carta de São João: “Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, pois o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus. O que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor” (1 Jo 4, 7-8).

Assim como o sangue circula no íntimo do nosso corpo, o dinamismo amoroso e criador de Deus circula no íntimo da nossa interioridade pessoal.

Esta força de Deus activa o melhor das nossas energias, capacitando-nos para realizações que, à primeira vista, pareciam impossíveis:

Deus nunca está longe de nós. Ele habita no mais íntimo de nós mesmos e cuida sempre de nós, diz o diz o profeta Isaías:

“Não tenhas medo, pois estou contigo. Não desfaleças, pois eu sou o teu Deus e vou fortalecer-te e ajudar-te. Eu seguro-te com a minha mão direita” (Is 41, 10).

Não somos seres abandonados na imensidão de um Universo frio e impessoal. Pelo contrário, Deus criou-nos à sua imagem e semelhança e depois fez de nós membros da sua família (Rm 8, 14-16).

O amor humano tem como fonte e plenitude o próprio amor de Deus. O nosso amor para com os irmãos confere-nos o ritmo e a densidade com que havemos de comungar com Deus na festa do Reino de Deus:

“Para que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti. Que também eles estejam assim em nós e o mundo creia que tu me enviaste.

Dei-lhes a glória que me deste, a fim de que eles sejam um, como nós somos um. Eu neles e tu em mim, a fim de eles poderem chegar à perfeição da unidade e assim o mundo reconheça que tu me enviaste e que os amaste a eles como a mim” (Jo 17, 21-23).

Através do amor aos irmãos vamos entrando gradual e progressivamente na união orgânica humana que nos une a toda a Humanidade e, através de Cristo, à própria união orgânica da Santíssima Trindade.

O sangue de Deus, o Espírito Santo, circula no íntimo da nossa vida de relações fraternas, optimizando o nosso amor e criando elos de ligação à Comunhão Divina da Santíssima Trindade.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: