12 junho, 2008

A GÉNESE HISTÓRICA DA VIDA ETERNA-II


II-A FORÇA LIBERTADORA DA FÉ

A Palavra de Deus confere horizontes novos à nossa fé, capacitando-nos para nos deixarmos optimizar pela força do próprio Espírito Santo que habita em nós:

“Se acreditardes, diz o evangelho de São Marcos, todas as coisas são possíveis, pois tudo é possível para aquele que acredita” (Mc 9,23).

Por outras palavras, a fé converte-nos em crentes, isto é, pessoas capacitadas para actuarmos em sintonia com a força de Deus que habita em nós.

Isto acontece pela força transformadora da Palavra e do Espírito Santo que actuam no nosso íntimo:

“Jesus abriu-lhes a mente, a fim de entenderem as Escrituras” (Lc.24,45). São Marcos dá-nos a certeza de que os que tomam Deus a sério têm a garantia do sucesso:

“Todas as coisas são possíveis para aqueles que acreditam” (Mc.9,23). O evangelho de São Mateus vai nesta mesma linha quando afirma:

“Se tiveres fé nada será impossível para ti” (Mt.17,21). A fé capacita o crente para sintonizar e agir com a força do próprio Deus: “Faça-se segundo a tua fé” (Mt 9, 29).

Por outras palavras, a fé optimiza as nossas capacidades dando-nos a possibilidade de operar maravilhas.

Como capacidade de acolher e sintonizar com a força criadora de Deus em nós, a fé dinamiza as nossas forças espirituais, fazendo do nosso coração um centro espiritual extraordinariamente dinâmico.

Por outras palavras, quando exercitamos a nossa fé, o nosso pensamento e a nossa acção ficam em sintonia com Deus:

“Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando a vossa mente, a fim de poderdes discernir sobre a vontade de Deus, o que é bom, agradável e perfeito” (Rm.12,2).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias


Sem comentários: