18 junho, 2008

O AMOR COMO ORIGEM E META DA CRIAÇÃO-III

III-O AMOR ESTÁ NO PRINCÍPIO DE TUDO

Pela experiência só conhecemos o amor em construção. Mas a Palavra de Deus revela-nos o Amor como plenitude e princípio da criação.

Graças à Revelação sabemos que Deus é família. Antes de existir o Universo, garante-nos a nossa fé, já existia o amor como comunhão familiar de três pessoas.

A génese do Universo teve início no próprio diálogo amoroso da Santíssima Trindade. Como ser em realização, a pessoa humana emerge como processo de amorização.

Quando se recusa a avançar na marcha da sua humanização, a pessoa está a impedir a sua realização e a dificultar a realização das outras pessoas.

Estamos a caminhar para a plenitude da comunhão amorosa da Trindade Divina. É agora o tempo de nos construirmos. No nosso interior, o Espírito Santo é o grande protagonista da nossa realização.

Por outras palavras, o Espírito de Deus actua no nosso íntimo como intervenção especial de Deus na criação do Homem.

Se Deus é amor, podemos dizer que a Criação, e de modo especial o Homem, é um projecto sonhado pelo amor.

Isto significa que não fomos criados para a solidão ou o vazio da morte. O amor iniciou a criação do Homem através da comunicação do Espírito Santo, esse hálito que Deus insuflou no barro primordial do qual saiu Adão.

Somos seres em génese histórica. Com efeito, realizar-se como pessoa é construir uma história.
O ser humano, para se dizer tem de contar a sua história.

A meta deste processo histórico é a comunhão com o amor em plenitude mediante a incorporação orgânica na comunhão da Família Divina.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: