27 junho, 2008

O BARRO DO QUAL EMERGIU O HOMEM-IV

IV-NINGUÉM SE FAZ SOZINHO

As crianças começam por adquirir o jeito do contexto em que crescem e se desenvolvem: Se crescem num contexto de fé aprendem a ser crentes.

Se crescem num ambiente religiosamente indiferente aprendem a ser indiferentes. Se crescem num ambiente onde as pessoas tomam a vida a sério, aprendem a ser pessoas comprometidas consigo, com os outros e com Deus.

Se vivem rodeadas de atitudes hostis aprendem a defender-se através de atitudes e comportamentos agressivos.

Se vivem em ambientes vazios de ternura começam a sentir-se inseguras e dominadas pelo medo.

Se vivem em ambientes onde não são valorizadas nem estimadas ficam enredadas em sentimentos de auto compaixão e não alimentam a sua auto-estima.

A criança é um dom que ainda não se realizou e que apenas se realizará na medida em outros sejam dom para ela.

A criança é um coração não poluído, mas que os outros podem introduzir progressivamente no mundo da poluição moral.

É uma fé que ainda não foi posta à prova. Por isso acredita cegamente nos adultos que a rodeiam, em especial nos seus pais.

Se vivem em meios marcados pela inveja aprendem a ser invejosas. Se têm a sorte de encontrar pessoas que as encorajam tornam-se auto-confiantes.

O Livro do Génesis diz que o Homem, depois de ter recebido o hálito da vida se tornou um ser vivente (Gn 2, 7).

O hálito da vida é, como vimos, o Espírito Santo. São Paulo diz que é pelo Espírito Santo que somos assumidos e incorporados na Família de Deus:

Filhos em relação a Deus Pai e irmãos em relação ao Filho de Deus (Rm 8, 14-16). Depois acrescenta que o Espírito Santo é o amor de Deus derramado nos nossos corações (Rm 5,5).

Somos templos do Espírito Santo, diz a Primeira Carta aos Coríntios (2 Cor 3,16). 1-Levamos no nosso íntimo o selo do amor de Deus, o qual nos orienta e ilumina nesta tarefa de modelar o barro.

Deus Pai deu-nos o beijo da Criação. O Filho Eterno de Deus deu-nos o segundo beijo, isto é o beijo da Salvação.

Através deste beijo Salvador, o Filho de Deus comunicou-nos o Espírito Santo, a Água Viva que, no nosso íntimo se torna uma nascente a jorrar Vida Eterna (Jo 4, 14; 7, 37-39).

Através de Cristo ressuscitado, nós recebemos o dom do Espírito Santo, graças ao qual fomos assumidos na Comunhão da Família divina (Gal 4, 4-7).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: