16 junho, 2008

VIDA CRISTÃ E COMUNIDADE-I

I-AS RELAÇÕES COMUNITÁRIAS

Deus Santo,
Ajuda-nos a realizar a nossa vocação de crentes chamados a viver em comunidade.

O Novo Testamento entende a comunidade cristã como uma comunhão orgânica e dinâmica de pessoas animadas pelo Espírito Santo, a Palavra de Deus e o amor fraterno.

As relações na comunidade cristã devem ser relações primárias, isto é, as pessoas conhecem-se pelo seu próprio nome e sentem-se solidárias umas com as outras.

Graças à acção do Espírito Santo, o grande dom do Senhor ressuscitado, a comunidade é o espaço adequado para os crentes fazerem a experiência do Senhor ressuscitado.

A comunidade cristã, diz São Paulo é o Corpo de Cristo (1 Cor 10, 17; 12,27). Isto quer dizer que o mundo não pode encontrar-se com Jesus ressuscitado a não ser pela mediação da comunidade cristã.

A Palavra de Deus e o Espírito Santo são as colunas sobre as quais emerge a vida comunitária e, ao mesmo tempo, faz que os crentes amadureçam na vida teologal

São Paulo diz que a comunidade cristã é uma realidade orgânica como se fosse um Corpo: “Como sabemos, cada corpo é uno, apesar de ter muitos membros.

Deste modo, os membros do corpo, apesar de serem muitos, constituem um só corpo. O mesmo acontece com Cristo. Na verdade, fomos todos baptizados num mesmo Espírito Santo, a fim de formarmos um só corpo, pois todos bebemos de um só Espírito Santo” (1 Cor 12, 12-13).

Na comunidade amadurecida existe um objectivo comum que é programado, decidido e executado por todos.

Não pode haver uma verdadeira comunidade cristã se as pessoas não são tomadas a sério. Como a Palavra de Deus é sempre mediatizada pela Palavra humana.

É por esta razão que, na comunidade, todos os crentes encontram espaço para dizerem o que sentem.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: