12 junho, 2008

A GÉNESE HISTÓRICA DA VIDA ETERNA-III


III-DEUS ESTÁ CONNOSCO, MAS NÃO NOS SUBSTITUI

Para que as nossas aspirações mais autênticas se possam realizar, devemos sintonizar intimamente com a realidade de Deus, como diz a Carta aos Efésios:

“Não andeis como os gentios, na futilidade dos seus pensamentos, com o entendimento obscurecido, alienados da vida de Deus devido à ignorância e a dureza de coração” (Ef.4,18).

Já vimos que é possível atingir os objectivos que mais nos encantam e concretizar os sonhos que queríamos realizar.

Mas isto só é possível se estivermos conscientes do objectivo que queremos atingir. Mas isto só pode ser feito se formos pessoas amadurecidas e conscientes das metas que queremos atingir.

Para conseguirmos este objectivo é muito importante meditarmos sobre a Palavra de Deus e criarmos espaços de diálogo com Deus.

Só deste modo podemos realizar a meta que nos é proposta pela Carta aos Gálatas quando diz:
“Se vivemos pelo Espírito, pautemos também a nossa vida pelo Espírito” (Gal 5,25).

Se quisermos ir a qualquer parte mas não soubermos onde ir, nunca poderemos saber o que fazer ou qual o rumo a tomar.

Depois de nos certificarmos de que o projecto ou o objectivo que queremos atingir é justo e correcto, falemos com Deus sobre ele, conscientes da veracidade da afirmação de Jesus que diz:
"O vosso Pai do Céu sabe do que tendes necessidade ainda antes de lho pedirdes” (Mt 6, 8).

Isto significa que o Espírito Santo nos vai ajudando a compreender o plano de Deus e o sentido da sua acção em nós, como Jesus declara no evangelho de São Mateus:

“Eu te bendigo, ó Pai, Senhor do Céu e da Terra, pois ocultaste estas coisas aos sábios e as revelastes aos simples. Sim, Pai, foi este o teu agrado” (Mt 11, 25-26).

Isto dá-nos uma confiança enorme. Seguros a presença e fidelidade de Deus podemos dizer com São Paulo:

“Se Deus está connosco, quem poderá estar contra nós” (Rm.8,31). Na verdade, os evangelhos dizem-nos que a fé tem o poder de realizar maravilhas em nós e através de nós.

Podemos dizer que a fé activa no nosso coração um dinamismo criadora que emerge do próprio dinamismo criador de Deus:

“Tende fé em Deus, diz Jesus no evangelho de São Marcos. Em verdade vos digo, se alguém disser a este monte: “tira-te daí e lança-te ao mar e, sem vacilar no seu coração, acredita que isso vai acontecer, acontecerá” (Mc11, 22-23).

Com este exemplo, Jesus quis dizer-nos que as forças espirituais são as forças mais poderosas que existem no Universo.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias



Sem comentários: