06 junho, 2008

A MORTE À LUZ DA FÉ CRISTÃ-IV

IV-A PLENITUDE DA VIDA EM CRISTO

A morte é, pois, a última possibilidade que nos é dada para conquistarmos a vida eterna. Ao anular o nosso ser exterior ou individual, a morte possibilita a libertação definitiva do nosso ser interior ou espiritual.

Esta é a condição para entrarmos na intimidade de Deus, Família primordial. A morte não mata a pessoa. Apenas o nosso ser exterior acaba com a morte.

A morte atinge-nos nas coordenadas da finitude de ordem biológica, psíquica, linguística, rácica e espácio-temporal.

Ao ressuscitar, Jesus Cristo tornou-se para nós a Árvore da Vida, oferendo-nos o fruto que nos proporciona a vida eterna: o Espírito Santo.

Com seu jeito maternal de amar, O Espírito Santo molda-nos como imagem de Deus, connfigurando-nos com Cristo e introduz-nos na Família Divina (Rm 8, 14-17; Ga 4, 4-7).

Somos gerados de novo pelo Espírito Santo. Jesus insistiu que temos de nascer de novo pelo Espírito Santo.

Graças a Cristo ressuscitado, voltamos a ter acesso ao fruto da vida eterna do qual Adão nos tinha privado (cf. Gn 3, 22-24).

O Paraíso, fechado por Adão, foi reaberto para todos nós em Jesus Cristo. De Adão, homem tirado da terra, veio o nosso ser individual, exterior e mortal.

Do Novo Adão, Cristo ressuscitado, veio o Homem Novo, espiritual e membro da Família de Deus.

Eis a razão pela qual São Paulo chama a Cristo o Novo Adão (Rm 5, 17-19). Ele é a cabeça da Humanidade restaurada. Ele é o medianeiro da reconciliação universal com Deus (2 Cor 5, 17-19).

Por Ele veio a plenitude humana, isto é, o Homem assumido e integrado na Comunhão Universal do Reino de Deus.

É este o novo nascimento que culmina na nossa divinização. Mas só pela morte entramos nesta plenitude da vida eterna.

O Espírito Santo, fruto precioso da Árvore da Vida, é o Espírito de Cristo, pois vem em nome de Cristo inserir-nos na Comunhão Familiar de Deus.

Ao morrer, Cristo destruiu a nossa morte. Ao Ressuscitar, restaurou a nossa vida, incorporando-a na comunhão familiar da Santíssima Trindade!

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: