16 junho, 2008

VIDA CRISTÃ E COMUNIDADE-III

III-COMUNIDADE EVAGANGELIZADORA

Na comunidade amadurecida existe uma paixão comum a todos os membros da comunidade: o amor a Jesus Cristo e a paixão por anunciar o Evangelho.

As capacidades e qualidades das pessoas são diferentes, por isso ninguém está a mais. As qualidades das pessoas, dinamizadas pelo Espírito Santo, tornando-se carismas, isto é, dons em favor dos irmãos.

Na verdade, a riqueza fundamental da comunidade é constituída pelas pessoas que a compõem.
Por outras palavras, a comunidade é a calda que optimiza e potencia as capacidades das pessoas.

Os que pretendem fazer das normas, preceitos ou regras a principal riqueza da comunidade não entendem o mistério da vida comunitária animada pelo Espírito Santo.

São Lucas, numa alusão ao farisaísmo que vivia fazendo apenas o que mandavam as normas leis e preceitos diz que estes são servos inúteis (Lc 17,10).

No evangelho de São Mateus, Jesus diz que veio para cumprir as leis, normas e preceitos da lei mosaica até à mínima vírgula e ao último ponto (Mt 5, 17).

Mas nós sabemos que uma das principais causas que levaram os judeus a matar Jesus foi o facto de ele não respeitar as normas do sábado, as leis do jejum ou o preceito das lavagens rituais.

Jesus queria dizer que o pleno cumprimento das normas, preceitos e leis do judaísmo, se cumprem se forem substituídas pelo amor.

Os que vivem movidos pelo amor não são servos inúteis, pois têm de criar todos os dias as atitudes adequadas aos apelos e exigências do amor.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: