18 junho, 2008

O AMOR COMO ORIGEM E META DA CRIAÇÃO-I

I-O AMOR COMO FORÇA CRIADORA

O amor é uma dinâmica que optimiza o coração das pessoas e das suas relações. Na verdade, o amor é uma dinâmica de bem-querer que tem como origem a pessoa e como meta a comunhão.

Quando dizemos que Deus é amor estamos a afirmar que a Divindade é pessoas em relação de amor cuja plenitude acontece na comunhão.

O amor é uma dinâmica de bem-querer cuja origem está na pessoa. Isto significa que o amor, na sua génese, pressupõe a decisão de agir em benefício do outro.

Mas o amor só atinge a sua plenitude na comunhão amorosa. Por outras palavras, apesar de ter origem pessoal, a dinâmica amorosa só atinge a sua plenitude na reciprocidade da comunhão.

De facto, o amor unidireccional não encontra a sua plenitude. Eis a razão pela qual o ser humano não é capaz de impedir que Deus o ame, pois o amor de Deus é incondicional e infinitamente perfeito.

No entanto, o ser humano é capaz de impedir que aconteça a comunhão com Deus, pois o amor unidireccional não culmina na comunhão.

O amor de Deus é uma novidade permanente. Mas isto não significa que seja mais o menos perfeito.

O amor humano, pelo contrário é uma perfeição em génese. Na verdade, a pessoa humana é um ser em processo de amorização.

A lei do amor é a seguinte: “Ninguém é capaz de amar antes de ter sido amado e o mal amado ama mal”.

Como acabámos de ver, o amor dos outros capacita-nos para amar. Mas isto não quer dizer que nos determina, pois o amor nunca se impõe. Ninguém é capaz de obrigar o outro a amar.

Todos começamos por ser possibilitados pelo amor dos outros e condicionados pelas suas recusas de amor.

Isto quer dizer que o ser humano tem razões suficientes para fazer o bem ou o mal que faz. Mas isto não quer dizer que tenha de ser assim.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: