10 fevereiro, 2009

TORNAR-SE IMAGEM DE DEUS EM RELAÇÕES

IV-IMAGEM DE DEUS E HUMANIZAÇÃO-IV

A configuração e estruturação da Imagem de Deus coincide com a tarefa da humanização da pessoa.

O ser humano só pode humanizar-se em relações de fraternidade e comunhão. Isto que dizer que os seres humanos se estruturam como imagem de Deus, não de modo isolado, mas em comunhão orgânica cujo coração é Jesus Cristo.

Quem está em Cristo é uma nova criação, diz São Paulo (2 Cor 5, 17). Graças à sua fidelidade incondicional, Jesus é a imagem perfeita de Deus, diz a Carta aos Filipenses (Flp 2, 6-7).

Tendo sido criado à imagem de Deus, Adão deixou-se dominar pelo orgulho e reivindicou ser igual a Deus.

Jesus que é a imagem perfeita de Deus, continua a Carta aos Filipenses, mas assumiu de modo fiel a sua condição de servo sofredor.

Por isso Deus o exaltou e lhe deu um nome que está acima de qualquer outro (Flp 2, 6-1 0).

Adão, pelo contrário, foi humilhado. A Carta aos Colossenses diz que o nosso ser interior é realmente o homem novo que não cessa de se configurar constantemente como imagem do seu Criador (Col 3, 10).

Podemos dizer que o ser humano, isolado, não é uma perfeita imagem de Deus. Isto quer dizer que a imagem de Deus é dinâmica e orgânica.

Cristo é a imagem perfeita de Deus e nós, quanto mais unidos estivermos a ele, melhor nos realizamos como imagem de Deus.

Ele é, de facto, o primogénito dos mortos, pois todos ressuscitam nele e ninguém sem ele, adquire a plenitude da vida (Col 1, 18).

São Paulo diz que Deus nos vai configurando com Cristo, afim de ele ser o primogénito de muitos irmãos (Rm 8, 29).

O ser humano atinge a condição perfeita de imagem de Deus ao ser incorporado e assumido na Família Divina como filho em relação a Deus Pai e irmão em relação ao Filho de Deus.

Com seu jeito maternal de amar, o Espírito Santo vai-nos introduzindo na Família de Deus (Rm 8, 14-16).

Por outras palavras, unidos a Cristo de modo orgânico, o Espírito Santo vai-nos incorporando na comunhão familiar da Santíssima Trindade (cf. Jo 17, 21-23).

Podemos dizer que o ser humano é tanto mais imagem de Deus quanto mais se realiza como uma pessoa integrada na comunhão com os irmãos.

Na verdade, a realização da pessoa como imagem de Deus tem a ver com a sua estruturação em contexto de comunhão.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: