23 fevereiro, 2009

JESUS CRISTO E O DOM DA ÁGUA VIVA-II

II-ÁGUA VIVA E NOVA ALIANÇA

O Espírito Santo é uma Água que bebemos e faz de nós membros do Corpo de Cristo Ressuscitado.

Referindo-se à Eucaristia, o evangelho de São João diz que a carne e o sangue de Jesus ressuscitado é o alimento da vida eterna.

Como a Samaritana não estava a ver o alcance da mensagem da Água Viva, Jesus decide esclarece-la, dizendo-lhe que a Água Viva não é como a Água do poço.

O poço de Jacob representa a Antiga Aliança. A Água Viva, pelo contrário, representa o grande dom da Nova Aliança, isto é, o Espírito Santo.

A Água do poço de Jacob precisa de um balde, isto é, a multidão das normas, leis e preceitos dos judeus.

Para a Água Viva basta a Fé e aceitação da Palavra de Deus que Jesus nos traz. Além disso, quem bebe da água do poço de Jacob volta a ter sede.

A Água Viva mata a sede para sempre, isto é, dá-nos a vida eterna: “Todo aquele que bebe desta água voltará a ter sede.

Mas aquele que beber da Água que eu lhe der nunca mais terá sede, pois esta Água converter-se-á nele em Fonte de Vida eterna” (Jo 4, 13-14).

Esta Água, disse Jesus, é o Espírito Santo que viria a ser difundido no momento da ressurreição de Cristo.

Eis o que diz o evangelho de São João: “No último dia, o mais solene da festa, Jesus, de pé, bradou:

“Se alguém tem sede venha a mim. Quem crê em mim que sacie a sua sede! Como diz a Escritura, hão-de correr do seu coração nascentes de Água Viva.

Jesus disse isto referindo-se ao Espírito Santo que iam receber os que acreditassem nele. Com efeito, o Espírito ainda não tinha vindo, pois Jesus ainda não tinha sido glorificado” (Jo 7, 37-39).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: