23 fevereiro, 2009

JESUS CRISTO E O DOM DA ÁGUA VIVA-III

III-A BEBIDA DA NOVA ALIANÇA

Os que bebem a Água Viva tornam-se templos do Espírito Santo, diz São Paulo: “Não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1 Cor 2, 16).

Eis como o profeta Ezequiel descreve a força da Nova Aliança no coração do Homem: “Dar-vos-ei um coração novo e introduzirei em vós um Espírito Novo:

Arrancarei do vosso peito o coração de pedra e vos darei um coração de carne. Porei o meu Espírito no vosso íntimo, fazendo que sejais fiéis às minhas leis e preceitos” (Ez 36, 26-27).

A Carta aos Efésios diz que os cristãos não se devem embriagar com vinho mas encher-se, pelo contrário, com a força do Espírito Santo (Ef 5, 18).

São Paulo queria dizer que o Espírito Santo é a bebida da Nova Aliança (1 Cor 12,13). O profeta Isaías, muitos séculos antes de Cristo já tinha falado do Espírito Santo como sendo uma água que mata a sede e faz desabrochar a vida espiritual:

“Vou derramar água sobre o que tem sede e fazer correr rios sobre a terra árida. Vou derramar o meu Espírito e as minhas bênçãos sobre os vossos filhos e filhas.

Irrigados pelas águas que vou derramar sobre eles, os vossos filhos crescerão como plantas junto das fontes e como salgueiros junto das águas dos rios e ribeiros” (Is 44, 3-4).

São Paulo diz que o Espírito Santo é o amor de Deus derramado nos nossos corações (Rm 5, 5). O Livro dos Actos dos Apóstolos afirma que a vinda do Espírito Santo no dia de Pentecostes,
significava a realização das antigas profecias:

“Estes homens não estão embriagados como imaginais, mas tudo isto é a realização do que disse o profeta Joel” (Act 2, 15-16).

Eis os frutos do Espírito Santo no coração daqueles que o acolhem: Amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, auto-domínio” (Gal 5, 22-23). Depois, São Paulo acrescenta: “Se vivemos no Espírito, sigamos também o Espírito” (Gal 5, 25).

Na verdade, diz São Paulo, “Quem semear no Espírito do Espírito colherá a vida eterna” (Gal 6, 9). Isto quer dizer que o Espírito Santo gera vida eterna no nosso coração.

Como nascente da Água Viva, Deus é a Fonte da vida eterna: “Este é o Deus da minha Salvação, dizia o profeta Isaías.

Por isso estou confiante e nada temo, pois escolhi Deus como a minha força e o meu canto. Ele é a minha Salvação.

Cheios de alegria, todos poderão tirar água das fontes da Salvação (Is 12, 2-3).

Em Comunhãp Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: