01 fevereiro, 2009

A PALAVRA DE DEUS COMO FONTE DE VERDADE-III

III- JESUS É O PORTADOR DA VERDADE DE DEUS

A verdade da revelação emerge no coração pela acção do Espírito Santo, o amor de Deus derramado nos nossos corações (Rm 5, 5).

É também o Espírito da Verdade, pois vem do Pai e do Filho que formam a única Verdade:
“Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade que procede do Pai, e que eu vos enviarei, ele dará testemunho em meu favor” (Jo 15, 26).

Após a ressurreição de Jesus, os discípulos guiados pelo Espírito Santo, atingirão a raiz mais profunda da verdade:

“Tenho ainda muitas coisas para vos dizer, mas não sois capazes de as compreender por agora. Quando ele vier, o Espírito da Verdade, há-de guiar-vos para a Verdade completa” (Jo 16, 12-13).

Esta resposta não a deu Jesus a Pilatos, pois este pertencia aos senhores do mundo, os quais não têm acesso pleno à verdade.

Isto quer dizer que o contexto para a verdade emergir e crescer é o amor. São Paulo diz isto quando afirma:

“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor sou como um bronze que soa ou um címbalo que retine.

Ainda que eu tenha o dom da profecia e conheça todos os mistérios e toda a ciência, mesmo que tenha uma fé capaz de transportar montanhas, se não tiver amor nada sou (…).

O amor é paciente. É prestável. Não é invejoso. Não é arrogante nem orgulhoso. Nada faz de inconveniente, nem procura o seu próprio interesse.

O amor não se irrita nem guarda ressentimento. Não se alegra com a injustiça, mas rejubila com a verdade (…).

Agora permanecem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor. Mas a maior de todas é o amor” (1 Cor 13, 1-13).

É esta a dinâmica que faz nascer o Homem Novo. Jesus disse aos judeus que acreditaram nele: “ Se permanecerdes na minha Palavra sereis meus discípulos.

Conhecereis a verdade e a verdade vos tornará livres” (Jo 8, 31-32). O evangelho de São João, referindo-se à revelação e à salvação diz-nos que a verdade e a graça nos vieram por Cristo (Jo 1, 14. 17).

Isto quer dizer que Cristo é o coração da Nova Humanidade. Por estar configurado com Cristo, o Homem Novo sente-se inserido no mistério de Deus.

Quem age de acordo com a verdade, diz o evangelho de João, aproxima-se da luz, a fim de que se veja que as suas obras são feitas em Deus (Jo 3, 21).

O Deus de Jesus Cristo é fiel e verdadeiro. Encontrar Cristo é encontrar o rosto da fidelidade e da verdade de Deus.

A primeira Carta a Timóteo diz que a vontade de Deus é que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da Verdade (1 Tim 2, 4).

É esta a meta do Homem Novo. Jesus Cristo é o único medianeiro entre Deus e o Homem, acrescenta a mesma Carta a Timóteo (1 Tim 2, 5).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: