18 fevereiro, 2009

JESUS E O MANDAMENTO DO AMOR-I

I-JESUS E O MANDAMENTO DO AMOR

Jesus sabia muito bem que o amor é a única dinâmica capaz de ajudar a pessoa a realizar-se de modo equilibrado e feliz.

Foi esta a razão pela qual ele fez do amor o seu mandamento. O judaísmo do tempo de Jesus tinha uma multidão de mandamentos, normas e preceitos, ao ponto de os próprios sacerdotes e os doutores da Lei se sentirem confusos perante esta multiplicidade de leis e preceitos.

Jesus era um excelente conhecedor de Deus e do Homem. Ao aperceber-se da inutilidade de tantos mandamentos e preceitos Jesus resolveu resumi-los a um só um mandamento:

“O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos” (Jo 15, 12-13).

São Paulo entendeu muito bem esta atitude de Jesus perante a Lei judaica e por isso declara que esta não tem qualquer valor para a salvação:

“Nós acreditamos em Cristo Jesus, para sermos justificados pela fé em Cristo e não pelas obras da Lei. Na verdade, ninguém é justificado pelas obras da Lei” (Gal 2, 16).

No evangelho de São Mateus, Jesus diz que ele não veio anular a Lei, mas cumpri-la plenamente.
Com estas palavras, ele queria dizer que a maneira de realizar o que a Lei tem de bom é amar os irmãos (Mt 5, 17).

Na Carta aos Gálatas, São Paulo vai exactamente nesta linha quando afirma: “Amar o próximo como a si mesmo resume e cumpre toda a Lei ” (Rm 13, 8).

E logo a seguir afirma que o amor é o pleno cumprimento da Lei (Rm 13, 10).

EmComunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: