26 fevereiro, 2009

O ROSTO MATERNAL DO ESPÍRITO SANTO-I

I-O ESPÍRITO LIBERTADOR

O Espírito Santo é uma pessoa divina cujo jeito de amar é maternal. Assim como a primeira pessoa da Santíssima Trindade ama com um jeito paternal, o Espírito Santo ama com ternura maternal.

Do mesmo modo o Filho Eterno de Deus ama com um jeito filial em relação às pessoas divinas e de modo fraternal em relação às pessoas humanas.

São Paulo diz que o Espírito Santo habita nos nossos corações como num templo (1 Cor 3,16).

Isto quer dizer que a missão do Espírito Santo se passa no interior das pessoas facilitando a nossa caminhada para o amor que é o caminho para Deus.

O amor é por excelência um poder criativo e, como tal, libertador, pois a liberdade e a criatividade caminham sempre juntas.

Com efeito, a liberdade é a capacidade de se relacionar amorosamente com os outros e de interagir criativamente comas coisas e os acontecimentos.

Com seu jeito maternal de amar, o Espírito Santo capacita-nos para realizarmos a grande tarefa da nossa humanização mediante o amor e a liberdade.

Só o amor é capaz de fazer surgir o novo e o diferente, fazendo emergir novos horizontes para a vida e capacitando-nos para melhorarmos a marcha da História Humana.

Eis a razão pela qual não podemos ser livres sem a cooperação do Espírito Santo. Eis a maneira como Jesus descreve o jeito com que o Espírito Santo o consagrou para a sua missão de Messias Libertador:

“O Espírito de Deus está sobre mim porque me consagrou para anunciar o Evangelho aos pobres.
Enviou-me a proclamar a libertação dos presos e a mandar em liberdade os oprimidos” (Lc 4,
18).

Ninguém se pode tornar livre sem tomar decisões e fazer escolhas na linha do amor.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: